Ao longo do envelhecimento, o próprio ambiente doméstico pode apresentar riscos para acidentes. Segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, a queda é o mais sério e frequente deles, trazendo possíveis prejuízos para a mobilidade e saúde do idoso.
As quedas em idosos costumam ocorrer pela perda de equilíbrio postural, o que é resultado tanto de problemas do sistema osteoarticular como do sistema neurológico neurológico. Condições clínicas que afetam os mecanismos de equilíbrio e estabilidade, como o mal de Parkinson, também podem causá-las. Além disso, a perda de força muscular e a redução da capacidade visual tornam os mais velhos suscetíveis a cair e se machucar.
A prevenção de quedas não deve ser subestimada, pois um simples escorregão na cozinha pode gerar uma fratura de fêmur, causa comum e importante de mortalidade e perda funcional entre idosos, de acordo com um estudo de revisão publicado por pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Além disso, segundo o National Institutes of Health, nos Estados Unidos, as quedas correspondem a 45% das lesões que requerem intervenção médica.
Prestar atenção às quantidades, fazer refeições em família e manter-se hidratado são práticas que promovem bem-estar
Alimentos ricos em colina, ômega-3, vegetais de folhas verdes, frutas vermelhas e nozes podem reduzir o declínio cognitivo
O consumo de gorduras trans, muito presentes em alimentos industrializados, podem causar o declínio da memória
Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa Central de Relacionamento!