Ninguém deseja se sentir isolado ou solitário, independente da idade. Mas, durante o envelhecimento, a falta de interação social pode ser especialmente prejudicial, impactando a saúde e o bem-estar.
Segundo a associação americana Appalachian Agency for Senior Citizens, formada em 1975 com o objetivo de aprimorar a qualidade de vida dos idosos, ter uma variedade de interações sociais positivas contribui para o bem-estar psicológico e físico dos mais velhos. O apoio de outras pessoas pode ser importante na redução do estresse, na melhora da saúde do corpo e no combate de problemas psicológico, como depressão e ansiedade.
Segundo um estudo feito em 2014 por uma pesquisadora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, a falta de de interação pode levar o idoso a ter uma visão negativa do envelhecimento, no sentido de que essa fase da vida traz apenas perdas. De fato, envelhecer significa testemunhar o falecimento de pessoas queridas e, em muitos casos, conviver com menos pessoas durante a aposentadoria. No entanto (e principalmente por conta disso), é importante continuar buscando o apoio da comunidade, estabelecendo relações saudáveis e participando de atividades em grupo.
A convivência social e familiar é uma necessidade e, de acordo com o estudo da universidade baiana, um direito do idoso que deve ser respeitado e resguardado.
Prestar atenção às quantidades, fazer refeições em família e manter-se hidratado são práticas que promovem bem-estar
Alimentos ricos em colina, ômega-3, vegetais de folhas verdes, frutas vermelhas e nozes podem reduzir o declínio cognitivo
O consumo de gorduras trans, muito presentes em alimentos industrializados, podem causar o declínio da memória
Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa Central de Relacionamento!