Os 4 estágios da Doença de Alzheimer

5 minutes - 31 de agosto de 2020 - por Equipe Danone Nutricia

Certo dia, você se esquece de onde colocou as chaves do carro. Então isso começa a acontecer com mais frequência, mesmo que você saiba que elas ficam guardadas no mesmo local há anos. O seu humor sofre alterações e as tarefas do dia a dia começam a ficar pela metade. Esse quadro, ainda leve, pode sinalizar o início da Doença de Alzheimer.

O Alzheimer é um tipo de demência, palavra que significa a perda progressiva e persistente das funções cognitivas, como linguagem e memória, e não cognitivas, como as habilidades motoras e orais.

Portanto, a Doença de Alzheimer tende a se desenvolver lenta e gradualmente, piorando ao longo dos anos. Eventualmente, a condição afeta a maioria das áreas do cérebro, como memória, pensamento, julgamento, linguagem, resolução de problemas e até mesmo a personalidade. É por isso que muitas pessoas com Alzheimer podem se tornar apáticas, agressivas ou se isolar socialmente.

Segundo o Ministério da Saúde, a doença se instala quando o processamento de certas proteínas do sistema nervoso central começa a dar errado. Proteínas mal cortadas e tóxicas surgem nos neurônios e nos espaços que existem entre eles, causando a perda de neurônios em certas regiões do cérebro, como:

● Hipocampo, responsável por controlar a memória

● Córtex cerebral, essencial para a linguagem, raciocínio, memória, reconhecimento dos estímulos sensoriais e pensamento abstrato

Pessoas acima dos 65 anos têm mais probabilidade de apresentar o Alzheimer, e o risco aumenta conforme a pessoa envelhece. Também de acordo com o Ministério da Saúde, a expectativa de vida média dos pacientes oscila entre oito a 10 anos após o diagnóstico. Ao longo desse período, a doença se agrava progressivamente.

Leia mais

PERGUNTAS SOBRE NOSSOS PRODUTOS?

Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa Central de Relacionamento!

x