Durante a menopausa, ocorrem alterações importantes em diversos hormônios, mas sobretudo nos níveis de estrogênio e progesterona, que são os hormônios sexuais produzidos pelos ovários.
Tais mudanças podem provocar sintomas como ondas de calor, sudorese noturna, palpitações no coração, calafrios e mudanças na frequência dos períodos menstruais. Uma série de problemas emocionais também podem surgir, como tristeza, desânimo, irritabilidade, flutuações de humor, insônia e alterações de memória.
Além desses sintomas, a menopausa pode provocar disfunções orgânicas que alteram o metabolismo ósseo, facilitando a ocorrência de osteoporose no metabolismo lipídico, aumentando o risco de doenças cardiovasculares e a substituição da musculatura por tecido adiposo, acarretando em maior propensão a ganhar peso.
Segundo um artigo científico publicado por pesquisadores da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, da Universidade de Caxias do Sul e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a alimentação é um fator que pode influenciar na ocorrência ou não dessas condições.
Portanto, adotar uma dieta balanceada e adequada nesse período pode não só melhorar a qualidade de vida, como prevenir certas condições de saúde.
Prestar atenção às quantidades, fazer refeições em família e manter-se hidratado são práticas que promovem bem-estar
Alimentos ricos em colina, ômega-3, vegetais de folhas verdes, frutas vermelhas e nozes podem reduzir o declínio cognitivo
O consumo de gorduras trans, muito presentes em alimentos industrializados, podem causar o declínio da memória
Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa Central de Relacionamento!