Quando uma ferida fica vermelha, dolorida e inchada, pode ser que esteja inflamada. A inflamação é uma resposta do sistema imunológico a um agente invasor, como um vírus, uma bactéria ou até mesmo uma farpa no dedo.
A inflamação, portanto, é uma resposta natural de proteção do organismo. Quando machucamos o dedo, por exemplo, o sistema imunológico envia um exército de glóbulos brancos para cercar e proteger determinada área do corpo, provocando reações como vermelhidão e inchaços visíveis. O processo funciona da mesma forma quando temos uma doença menos visível, como gripe ou pneumonia. Nessas situações, a inflamação é essencial, pois sem ela, as condições podem piorar e até provocar a morte.
A inflamação também pode ocorrer em resposta a outras substâncias indesejadas no organismo, como toxinas da fumaça do cigarro ou excesso de células adiposas, como gordura na área da barriga ou nas artérias. Nesses casos, quando ativada de forma excessiva ou persistente, pode causar o comprometimento de órgãos e sistemas e implicar em diversas doenças.
As inflamações podem, ainda, ocorrer quando não há presença de infecção por agentes invasores, principalmente entre idosos. Segundo artigo científico publicado em 2012 por pesquisadores da Universidade de Osaka, no Japão, um estado pró-inflamatório crônico de baixo grau é uma característica recorrente no envelhecimento.
Prestar atenção às quantidades, fazer refeições em família e manter-se hidratado são práticas que promovem bem-estar
Alimentos ricos em colina, ômega-3, vegetais de folhas verdes, frutas vermelhas e nozes podem reduzir o declínio cognitivo
O consumo de gorduras trans, muito presentes em alimentos industrializados, podem causar o declínio da memória
Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa Central de Relacionamento!