Fome oculta em idosos: quando a má nutrição não dá sinais

5 minutes - 31 de agosto de 2020 - por Equipe Danone Nutricia

A má nutrição nem sempre apresenta sinais físicos, como uma brusca perda de peso ou ossos em evidência. A fome oculta é o termo utilizado para definir a carência de um ou mais micronutrientes, principalmente vitaminas e minerais, sem que isso se torne perceptível.

A fome oculta pode causar cansaço, sonolência, dificuldade de concentração, instabilidade de humor e queda de imunidade. Tudo vai depender do nutriente em baixa. Estima-se que uma em cada quatro pessoas tenha o problema.

Na maioria das vezes, no entanto, os sinais da fome oculta aparecem na forma de doenças, quando a deficiência dos nutrientes já atingiu um estado mais grave. Os idosos estão mais propensos a apresentar a condição devido às alterações fisiológicas e comportamentais próprias da idade e que se refletem na alimentação, tornando-a monótona e insuficiente.

Dentre elas, podemos destacar:

● Problemas de deglutição: dificuldade para engolir alimentos sólidos

● Perda ou diminuição do paladar e do olfato, o que reduz o interesse e o apetite do idoso

● Falta de dentes ou uso de próteses antigas ou mal ajustadas, o que dificulta a mastigação de determinados alimentos

● Uso de medicações que podem causar efeitos colaterais, como problemas gástricos (gastrite ou azia) ou que influenciam o apetite

● Problemas psicológicos como depressão, tristeza e solidão

● Preferência por alimentos de mais fácil preparo e consumo via de regra pobres em vitaminas, minerais e proteínas e ricos em açúcares e gorduras.

O idoso com deficiências nutricionais sofre diversas consequências, como alterações de peso, maior probabilidade de adquirir infecções, sinais de cansaço, mobilidade normal prejudicada e, por consequência, pior qualidade de vida.

Leia mais

PERGUNTAS SOBRE NOSSOS PRODUTOS?

Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa Central de Relacionamento!

x