Cuidar bem dos dentes é fundamental para a saúde ao longo da vida, mas sobretudo na velhice. A perda parcial ou total dos dentes é um problema estético, mas que também pode gerar uma série de distúrbios, como estomatites e úlceras estomacais relacionados ao uso de próteses dentárias.
A perda dos dentes é chamada de edentulismo, uma condição que afetava 8,7% da população brasileira acima dos 60 anos em 2007. Hoje, a Organização Mundial da Saúde tem a meta global de uma dentição natural funcional e estética com pelo menos 20 dentes. No entanto, apesar da redução expressiva do problema entre crianças e adultos, o mesmo não vem ocorrendo entre idosos.
Culturalmente, o edentulismo ainda é visto como um fenômeno natural do envelhecimento no Brasil. Mas o problema é, na verdade, um reflexo da falta de prevenção e cuidados adequados com a higiene bucal. Manter os dentes naturais até a velhice é possível e pode evitar muitas visitas ao hospital mais tarde. Entenda:
Prestar atenção às quantidades, fazer refeições em família e manter-se hidratado são práticas que promovem bem-estar
Alimentos ricos em colina, ômega-3, vegetais de folhas verdes, frutas vermelhas e nozes podem reduzir o declínio cognitivo
O consumo de gorduras trans, muito presentes em alimentos industrializados, podem causar o declínio da memória
Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa Central de Relacionamento!