Assim como o nome sinaliza, dieta mediterrânea é um termo que engloba as práticas alimentares dos 16 países que rodeiam o Mar Mediterrâneo, como Itália, Espanha, Grécia e Marrocos. Apesar da variação de hábitos por região, a dieta mediterrânea é geralmente rica em vegetais, frutas, grãos integrais, nozes, sementes e azeite de oliva.
Na dieta mediterrânea, peixes e aves devem ser ingeridos com moderação, enquanto produtos lácteos (principalmente iogurte e queijo), carne vermelha, carnes processadas e doces devem ser consumidos com menor frequência.
Boas práticas alimentares, como comer tranquilamente, partilhar as refeições com outras pessoas e até mesmo fazer a sesta – o tradicional descanso após o almoço – também podem contribuir para os efeitos positivos da dieta.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a dieta mediterrânea pode proteger o organismo contra doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2. Recentemente, um estudo publicado no jornal científico Gut, da Sociedade Britânica de Gastroenterologia também sugeriu que esse tipo de alimentação pode reduzir a incidência de inflamações e contribuir para a saúde intestinal e o envelhecimento saudável.
Prestar atenção às quantidades, fazer refeições em família e manter-se hidratado são práticas que promovem bem-estar
Alimentos ricos em colina, ômega-3, vegetais de folhas verdes, frutas vermelhas e nozes podem reduzir o declínio cognitivo
O consumo de gorduras trans, muito presentes em alimentos industrializados, podem causar o declínio da memória
Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa Central de Relacionamento!