Conforme envelhecemos, é comum que nossos dentes se enfraqueçam. Se os cuidados com a saúde bucal não forem suficientes, é preciso lidar com dentes e gengivas sensíveis, ou até mesmo com o uso de próteses dentárias.
De acordo com um artigo publicado em 2011 por uma pesquisadora da Universidade Fernando Pessoa, em Portugal, o declínio da saúde bucal com a idade dificulta a mastigação e, por consequência, a alimentação. Idosos com capacidade mastigatória reduzida tendem a comer alimentos mais moles, estando assim mais propensos a consumir açúcares, óleos e gorduras.
Os hábitos alimentares adotados pelos idosos devido aos problemas bucais podem trazer prejuízos nutricionais, como a diminuição no consumo de vitaminas C, A, E, B1, B3 e B9, bem como fibras alimentares, proteínas, cálcio e ferro. A deficiência de tais nutrientes prejudica tanto a saúde bucal, quanto a saúde global do corpo.
Portanto, para evitar esse cenário, é preciso pensar em pratos saudáveis compostos por alimentos macios e de fácil mastigação. Veja algumas dicas e consulte o nutricionista para que ele indique a dieta mais apropriada:
Prestar atenção às quantidades, fazer refeições em família e manter-se hidratado são práticas que promovem bem-estar
Alimentos ricos em colina, ômega-3, vegetais de folhas verdes, frutas vermelhas e nozes podem reduzir o declínio cognitivo
O consumo de gorduras trans, muito presentes em alimentos industrializados, podem causar o declínio da memória
Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa Central de Relacionamento!