Depois de meses de dedicação exclusiva e o peito sempre à mão, o fim da licença-maternidade costuma ser o momento em que as mães têm de começar a ordenhar — a palavra é estranha, mas o verbo é este mesmo para todos os mamíferos — e deixar o leite estocado para os momentos em que ficará longe do filho.
Retirar o leite dos seios também é uma saída para as mulheres que possuem o peito muito cheio — desta forma, evitam o empedramento e, consequentemente, problemas nas mamas. O ato de ordenhar também é capaz de estimular a lactação, no caso das mães que precisam aumentar a produção de leite.
Mas, como fazer a ordenha? Apesar de existirem as bombinhas manuais e elétricas, a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda a extração manual, por minimizar os riscos de contaminação por bactérias e de rachaduras nos bicos do peito, além de ser a mais econômica.
O leite deve ser retirado após a mamada, caso o bebê não tenha esvaziado as mamas ou quando a mulher perceber que o peito está muito cheio. Esta é uma prática que requer muita paciência e os médicos afirmam que o volume de retirada depende de cada mulher: não se deve fazer comparações.
"
Prestar atenção às quantidades, fazer refeições em família e manter-se hidratado são práticas que promovem bem-estar
Alimentos ricos em colina, ômega-3, vegetais de folhas verdes, frutas vermelhas e nozes podem reduzir o declínio cognitivo
O consumo de gorduras trans, muito presentes em alimentos industrializados, podem causar o declínio da memória
Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa Central de Relacionamento!