Assim que ganha o bebê, a mãe precisa aprender a amamentá-lo corretamente. Quando são gêmeos, a tarefa fica ainda mais desafiadora. Afinal, dar o peito para apenas um já é cansativo. Quão desgastante será alimentar duas, três ou múltiplas crianças?
Amamentar gêmeos não é nenhum bicho de sete cabeças, desde que a mulher receba a orientação correta, tenha ajuda e planejamento. O primeiro passo é criar uma rotina para os bebês – o que deve ser feito mesmo quando há apenas uma criança. Algumas mães amamentam os dois ao mesmo tempo, enquanto outras preferem amamentar um, depois o outro.
Se um dos bebês é menor e precisa se alimentar com mais frequência, não será possível amamentá-lo junto do irmão no início. Mas se a mãe quiser, pode criar uma rotina aos poucos à medida que os filhos crescem.
Como amamentar gêmeos
Em primeiro lugar, a mãe não deve deixar de amamentar quando tem gêmeos. O leite materno, segundo a Organização Mundial de Saúde, é o melhor alimento para o bebê, pois fortalece a imunidade e permite que cresça e se desenvolva forte e saudável. Além disso, ajuda na criação de vínculos.
No início, ela deve receber ajuda dos familiares e profissionais de saúde para aprender a posicionar os bebês corretamente no seio. Além disso, ela deve contar com ajuda em todas as tarefas possíveis, como dar banho e organizar a casa.
Para que a mãe tenha mais tempo livre para descansar ou fazer outras atividades, o ideal é amamentar os bebês ao mesmo tempo. Essa prática também favorece que as crianças durmam juntas. No início será um pouco difícil, mas com as orientações dos profissionais de saúde fica mais fácil amamentar de forma simultânea e criar uma rotina.
É importante alternar os seios para cada criança, permitindo que ambos mamem nos dois seios a cada mamada. No caso de múltiplos bebês, será preciso realizar um rodízio em que cada um tenha a oportunidade de sugar e aproveitar o leite materno em diferentes momentos.
A mãe produz leite suficiente para gêmeos?
Sim. Inclusive, mães de gêmeos produzem até mais leite do que o normal, pois a produção é proporcional à demanda. Quanto mais o bebê suga, mais leite se produz. Portanto, a mulher que tem mais de um filho produzirá conforme a necessidade das crianças.
Introduzir alimentos sólidos na dieta dos gêmeos
Por volta dos seis meses de idade, a Organização Mundial de Saúde recomenda que os bebês comecem a consumir os primeiros alimentos sólidos. Em certos casos, uma das crianças pode estar pronta para consumir as primeiras comidinhas antes do irmão.
O ideal é alimentar os bebês ao mesmo tempo para que a mãe tenha mais tempo livre para realizar outras tarefas. Quando necessário, eles podem dividir os mesmos pratos, copos ou talheres – desde que nenhum deles esteja doente. Eles provavelmente irão tentar pegar a comida ou os utensílios do irmão, então não há necessidade de deixar tudo separado.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Sociedade Brasileira de Pediatria ("Filhos: da gravidez aos 2 anos de idade")
Prestar atenção às quantidades, fazer refeições em família e manter-se hidratado são práticas que promovem bem-estar
Alimentos ricos em colina, ômega-3, vegetais de folhas verdes, frutas vermelhas e nozes podem reduzir o declínio cognitivo
O consumo de gorduras trans, muito presentes em alimentos industrializados, podem causar o declínio da memória
Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa Central de Relacionamento!