Pés sujos de terra, mãozinhas encardidas... ver seu filho coberto de sujeira pode ser assustador. Mas você já ouviu falar de vitamina S? Esse apelido refere-se a milhares de bactérias e germes que habitam nosso planeta, não causam doenças e podem até ser benéficos ao organismo.
Para a criança que está descobrindo o mundo, é natural tocar em objetos que adultos não tocariam. Brincar na grama, botar os pés na terra e se esbaldar na areia fazem parte da diversão dos pequenos. Mas quando é benéfico deixá-los brincar livremente e quando é hora de botar limites?
A hipótese da higiene
Grupos de pesquisadores, assim como a sabedoria popular, sugerem que manter a criança protegida em ambientes extremamente limpos, sem deixar que se suje, pode deixá-la mais suscetível a doenças no futuro. Entrar em contato com germes e bactérias, por outro lado, fortaleceria seu sistema imunológico e a protegeria contra alergias, asma e outras doenças no futuro. Afinal, organismo se adapta, aprende a se regular sozinho e fica fortalecido.
No entanto, a teoria é controversa. Crianças que vivem em grandes cidades poluídas, por exemplo, têm mais chances de desenvolver alergias e problemas respiratórios. Por outro lado, aquelas que crescem em fazendas e vivem em contato com a natureza apresentam taxas mais baixas.
Segundo pesquisadores do hospital John Hopkins, nos Estados Unidos, tudo depende do tipo de bactéria e em qual momento da vida a criança é exposta. Em um estudo desenvolvido pela instituição, crianças expostas a alergênicos relacionados a animais como baratas, gatos e ratos no primeiro ano de vida tinham menos chances de sofrer de alergias no futuro. Os cientistas acreditam que existem qualidades “protetoras” nesses germes.
Para a Sociedade Brasileira de Pediatria, a exposição é benéfica, mas deve ser feita com moderação. Nosso sistema de defesa começa a se formar durante a gestação, quando os anticorpos são transmitidos via placenta. O primeiro contato com bactérias acontece durante o parto, quando o bebê entra em contato com a flora vaginal da mãe. Em seguida, o leite materno passa a ser a fonte principal de anticorpos, seguido das vacinas.
Ao longo dos primeiros anos de vida, o sistema imunológico se fortalece. O contato ponderado com micro-organismos presentes na sujeira orienta o sistema a amadurecer de forma ordenada.
Sujeira boa e sujeira ruim
- Esterilizar utensílios do bebê
Durante os três primeiros meses de vida, bicos e mamadeiras podem ser fervidos. Em geral, após esse período, basta lavá-los com água e sabão. Quando utilizar a mamadeira para beber leite ou suco, redobre a atenção, pois essas bebidas aumentam a proliferação de bactérias.
- Limpeza do ambiente
Tirar os sapatos antes de entrar em casa não é fundamental, mas o chão deve estar sempre limpo. Higienizar superfícies com álcool o tempo todo pode ser exagerado, assim como pais que esterilizam as mãos para segurar os filhos. Lavá-las com água e sabão é suficiente.
Já os brinquedos devem ser limpos uma vez por semana, com água e sabão ou álcool. Não é necessário lavá-los o tempo todo.
- Brincadeiras
A criança deve ser livre para brincar descalça no chão, na grama e na areia. Mas é importante checar as condições do local. Tanques de areia próximos a depósitos de lixo ou expostos a defecação de animais podem transmitir doenças.
- Higiene do bebê
O bebê deve usar as mãos para comer, desde que sejam limpas com água e sabão. Um banho por dia é mais do que suficiente.
Vale lembrar que as condições de higiene ideais dependem diretamente do quadro de saúde do bebê. Portanto, é fundamental consultar o pediatra para garantir a saúde completa do pequeno.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Sociedade Brasileira de Pediatria (“A verdade sobre a vitamina S”)
WebMD Medical Team (“Is dirt good for kids?”)
Universidade de Utah (“The benefits of dirty kids”)
"
O desfralde requer muita paciência e cumplicidade. Explicamos o que significa e listamos 12 dicas de ouro.
Assim como a alimentação saudável, a prática de atividades físicas deve ser encorajada pelos pais e familiares mais próximos dos pequenos
Bebês podem apresentar certas anormalidades físicas quando começam a caminhar, como pernas arqueadas ou pés planos.
Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa Central de Relacionamento!