Os primeiros passinhos do bebê são motivo de muito orgulho para os pais. Nessa época, podem surgir alguns problemas ortopédicos que preocupam, como a posição incorreta dos pés ou joelhos. A maioria dessas condições é passageira e deve ser corrigida com o tempo. No entanto, consultar o pediatra ou ortopedista infantil é sempre recomendado.
Quando os bebês começam a andar, é normal que caminhem com os pés afastados, pernas arqueadas ou com os dedos virados para dentro ou para fora. Os problemas ortopédicos mais comuns são:
Pernas arqueadas: Antes dos dois anos de idade, a maioria das crianças tem pequenas lacunas entre os joelhos e tornozelos quando estão de pé. Se a diferença for muito pronunciada ou não se corrigir com o tempo, consulte o pediatra, pois pode ser sinal de raquitismo (uma deformidade óssea). No entanto isso é raro e a condição provavelmente irá se corrigir conforme ele passa a caminhar.
Bate joelhos: Ocorre quando a criança junta os joelhos e uma lacuna se forma entre os tornozelos. Entre as idades de dois e quatro anos, uma diferença de até 6cm pode ser considerada normal. Geralmente, a condição se corrige até os seis anos. Se for muito pronunciada ou não se corrigir, o médico deve ser consultado.
Dedos de pombo: Os pés da criança apontam para dentro e não para a frente. Isso acontece devido a variações normais na forma como as pernas e os pés se alinham conforme o bebê se desenvolve. Geralmente, se corrige por volta dos oitos anos e tratamento pode não ser necessário.
Pés para fora: Nesse caso, os pés da criança apontam para fora, e não para dentro. O tratamento não costuma ser necessário e a condição costuma se corrigir sozinha.
Pés planos: Se o bebê tiver pés planos, ou um arco for formado quanto estiver nas pontas dos pés, não se preocupe. Provavelmente nenhum tratamento será necessário.
Caminhar nas pontas dos pés: É normal que bebês menores de três anos caminhem nas pontas dos pés. Se isso te preocupar, consulte o pediatra.
Quando consultar o médico?
Se as condições acima não forem corrigidas, estiverem muito acentuadas ou o bebê apresentar qualquer outro tipo de anormalidade, o pediatra deve ser consultado. O ideal é levar a criança ao médico periodicamente para que avalie seu desenvolvimento e descarte qualquer problema mais sério.
Se o bebê demorar muito para começar a atingir os marcos de desenvolvimento e a andar, o pediatra também deve ser consultado. No geral, elas começam a ficar de pé entre seis e 10 meses. Ainda nesse período, poderão dar os primeiros passinhos com a ajuda de um parente, o que provavelmente deverá ocorrer até os 13 meses. Após os 14 meses, a maioria já caminha sozinha, ainda que apresentando certa dificuldade. Porém é preciso lembrar que cada criança tem seu tempo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Site oficial do Sistema de Saúde Nacional da Inglaterra - NHS (“Leg and foot problems in children”)
WebMD Medical Team (“Delayed walking and other foot and leg problem in babies”)
Doenças comuns na primavera: Devido ao tempo seco e ao pólen das flores, algumas infecções podem se espalhar com mais frequência.
Febre alta, calafrios, dor de garganta e amígdalas inflamadas: saiba o que fazer e quando procurar um médico
A partir do primeiro ano de idade, o bebê estará mais disposto a brincar com outras crianças e, aos poucos, demonstrará empatia e preferências
Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa Central de Relacionamento!