A partir dos quatro meses de idade do bebê, seu padrão de sono começa a entrar em uma rotina. Como a criança não tem mais a necessidade de dormir após cada mamada, é possível criar horários para as sonecas durante o dia. Para os pais, são boas notícias: as noites em claro serão mais raras e o tempo de descanso mais extenso.
A soneca é tão importante para o bebê quanto para a família. Afinal, ele precisa recarregar as energias, e os pais precisam de tempo livre para fazer suas atividades. Leva um tempo para que as crianças desenvolvam um horário de sono. Os recém-nascidos geralmente dormem e acordam 24 horas por dia e os períodos de sono são relativamente iguais entre as mamadas. Geralmente, os ciclos se repetem a cada três horas.
Conforme o bebê cresce, cochila menos vezes e é mais fácil prever os horários. A maioria dos bebês dorme várias horas seguidas durante a noite, acordando apenas uma vez para mamar. A partir dos quatro meses, há até aqueles que já dormem a noite toda de forma ininterrupta.
Durante o dia, costumam tirar duas ou três sonecas que duram entre 30 minutos e duas horas cada. Os cochilos podem acontecer de manhã, no início da tarde e, eventualmente, no fim da tarde.
Será que meu bebê está dormindo o suficiente?
Observar o comportamento do bebê é importante para entender se ele está dormindo o suficiente. A fadiga, por exemplo, é um dos sinais. Nos bebês menores de dois anos, pode ser mais difícil identificar quando o sono não está adequado:
Tente notar se:
- O bebê fica sonolento durante o dia
- O bebê fica irritado no final da tarde
- O bebê tem dificuldade para acordar.
Diante desses sinais, é possível ajudar o ritmo de sono do bebê. Boa ideia é estabelecer horários para as sonecas e estimulá-lo a dormir. Se os sintomas não se atenuarem, consulte o pediatra.
Como estimular o bebê a dormir
A chave para uma boa soneca pode ser mais simples do que você imagina. Preste atenção se o bebê apresenta sinais de sono, como agitação ou esfregar os olhos, e o coloque no berço enquanto estiver sonolento. Isso o ensinará a adormecer. Música suave, luzes fracas e contar histórias também podem ajudá-lo a pegar no sono.
Evite segurá-lo, balançá-lo ou alimentá-lo apenas para incentivá-lo a dormir. Eventualmente, ele pode se habituar a isso e só pegará no sono nessas condições.
Por fim, estabeleça horários. O bebê tira melhor proveito das sonecas quando elas ocorrem todos os dias, no mesmo horário e pelo mesmo período de tempo. Exceções não o prejudicam. Mas o ideal é criar uma rotina e tentar segui-la.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Bibliografia: Mayo Clinic - “Infant and toddler health”, The Nemours Center for Children’s Health Media (“The Importance of Naps”), National Health System - UK (“How much sleep do children need”)
A partir do primeiro ano de idade, o bebê estará mais disposto a brincar com outras crianças e, aos poucos, demonstrará empatia e preferências
Começar desde cedo desenvolve força muscular, flexibilidade e resistência
Como ajudar os avós a estabelecerem limites para os seus netos respeitando as orientações das mães? Fácil não é, mas podemos te ajudar.
Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa Central de Relacionamento!