Sintomas do parto: como saber se está chegando a hora

"5 minutos - 31 de Julho de 2017 - por Equipe Danone Baby

Quando a hora de ganhar o bebê se aproxima, a futura mãe deve ficar atenta aos sinais do parto para entender se ele está próximo. Saber identificá-los é importante para que a chegada do recém-nascido ocorra tranquilamente, com poucos riscos de complicações.

Há alguns sinais característicos que indicam quando o parto está próximo. São eles:

Queda do ventre

Quando o bebê desce e encaixa a cabeça na pelve materna (bacia), ocorre a chamada “queda do ventre”. O processo diminui um pouco o tamanho da barriga e traz certo alívio para a gestante, facilitando a respiração e a digestão.

A grávida também se sente mais confortável para sentar, pois a sensação de compressão do útero diminui. Mas certas mulheres passam a ter uma sensação de peso no baixo ventre, o que incomoda para andar. Para diminuir a pressão, o obstetra pode recomendar cintas adequadas.

Diminuição da quantidade de movimentos fetais

Quando o parto estiver próximo e o bebê encaixar a cabeça na bacia, ele provavelmente irá se movimentar menos. A gestante irá sentir os movimentos com menor frequência, mas deve ficar atenta e avisar ao médico caso perceba que a movimentação cessou completamente por mais de 12 horas seguidas. Se isso acontecer, é preciso avisar o médico imediatamente.

Eliminação do tampão mucoso

O tampão mucoso é uma secreção viscosa de cor branca, às vezes com um pouco de sangue. Quando o parto está próximo, ele sai pela vagina da gestante.

Essa secreção preenche o canal cervical (colo do útero), formando uma barreira entre a bolsa amniótica e a vagina. Quando o colo começa a dilatar, cerca de 10 a 15 dias antes do parto, a secreção começa a ser eliminada pela vagina. O tampão também é chamado de “sinal”.

Contrações

As contrações são os sinais mais famosos de que o parto se aproxima. Nos filmes, mesmo as primeiras contrações costumam ser retratadas por mulheres que subitamente começam a gritar desesperadamente.

Mas as primeiras contrações são absolutamente indolores e muito espaçadas. Com o passar dos dias, vão ficando mais frequentes e começam a se assemelhar à cólica menstrual, inicialmente fracas e progressivamente mais intensas. A sensibilidade começa pela região das costas e se espalha em direção à barriga e aos quadris.

Quando perceber que as contrações estão ficando muito frequentes, deite-se de lado e comece a contar. Se em um intervalo de 30 minutos ocorrem três contrações, de maneira regular (uma a cada 10 minutos), você está entrando no início do trabalho de parto. A partir daí o bebê pode nascer dentro de minutos ou demorar ainda muitas horas. Cada parto é um parto.

Como se preparar para o parto

Toda mulher tem o direito de escolher como prefere trazer seu filho ao mundo: em casa, dentro de uma banheira, no hospital, por meio de uma cesariana e assim por diante. Durante a gravidez, procure informações sobre os diferentes tipos de parto e tenha uma conversa franca com o seu obstetra.

Para se preparar para o parto, você pode procurar por cursos profiláticos de preparação. Eles costumam ser dirigidos aos pais da criança e ensinam noções teóricas sobre anatomia feminina, fisiologia da gravidez, nutrição, postura corporal, desenvolvimento fetal, mecanismo do parto e período pós-parto, incluindo técnicas de amamentação.

O objetivo principal é que a gestante aprenda técnicas posturais, de relaxamento e de respiração que serão empregadas durante o trabalho de parto. Esse momento pode ser assustador e causar ansiedade. Mas uma mulher preparada fica muito mais segura e confiante.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Bibliografia: Sociedade Brasileira de Pediatria (“Filhos: da gravidez aos 2 anos de idade”)

"

Leia mais

PERGUNTAS SOBRE NOSSOS PRODUTOS?

Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa Central de Relacionamento!

x