Estar muito cansado com frequência é recorrente hoje em dia. Mas, às vezes, a fonte do cansaço extremo não é uma agenda lotada ou o excesso de trabalho, e sim uma síndrome chamada fadiga crônica.
Nesses casos, o cansaço não melhora com o repouso. Assim, a pessoa continua cansada, sem causa aparente, mesmo após horas de sono. Para ser diagnosticada, a fadiga crônica deve estar presente por meses a fio.
O que causa a fadiga crônica
Na maioria dos casos, a causa da fadiga crônica é desconhecida, mas alguns fatores podem desencadear os sintomas. Infecções virais, como pelo vírus Epstein–Barr, que provoca a mononucleose, e o vírus da herpes, são alguns exemplos, assim como problemas no sistema imune e desequilíbrios hormonais.
Por fim, sintomas psicológicos também podem provocar a fadiga crônica, provocados por situações traumáticas, perdas de entes queridos e eventos estressantes, como cirurgias e tratamentos de doenças.
Sintomas da fadiga crônica
Segundo o Sistema Nacional de Saúde da Inglaterra (NHS), o principal sintoma da fadiga crônica é o cansaço extremo e indisposição geral. Também é possível sofrer com:
- Problemas para dormir
- Dores musculares ou articulares
- Dores de cabeça
- Dor de garganta
- Problemas de memória ou concentração
- Sintomas similares aos da gripe
- Tonturas e enjoos
- Batimentos cardíacos rápidos ou irregulares, como palpitações
O diagnóstico da fadiga crônica é baseado nos sintomas, pois não há um exame que teste positivo ou negativo para a condição. Porém, o médico também pode solicitar testes específicos para descartar doenças que provoquem sintomas similares, como infecções virais.
Como tratar a fadiga crônica
O tratamento da fadiga crônica possui duas frentes. Quando a causa é identificada, podendo ser desequilíbrios hormonais ou problemas no sistema imune, é importante tratá-la. A segunda frente é aliviar os sintomas por meio de medicamentos para sintomas específicos, como dificuldades para dormir, náusea ou dor, caso assim seja recomendado pelo médico que o acompanha.
A terapia também é recomendada para o tratamento da fadiga crônica, especialmente a linha comportamental, no qual estratégias específicas são desenvolvidas para lidar com as dificuldades presentes. O profissional de saúde pode, ainda, recomendar uma rotina de exercícios para aprimorar a sensação de bem-estar e combater o cansaço.
Referências:
Sociedade Brasileira de Reumatologia. Síndrome da Fadiga Crônica. Disponível em:
https://www.reumatologia.org.br/orientacoes-ao-paciente/sindrome-da-fadiga-cronica/
National Health Service. Chronic Fatigue Syndrome. Disponível em:
https://www.nhs.uk/conditions/chronic-fatigue-syndrome-cfs/
Centers for Diseases Control and Prevention. Myalgic Encephalomyelitis/Chronic Fatigue Syndrome. Disponível em:
Traçar um plano realista e consultar o médico são boas práticas a adotar na hora de iniciar uma rotina de exercícios
"A água participa de praticamente todas as funções vitais do organismo
"A anemia costuma estar associada à deficiência de ferro no organismo, mas outras causas também podem provocar a condição
"Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa Central de Relacionamento!