A regra é clara: não existem primeiros passos sem primeiros tombos, mas cabe aos adultos minimizar os riscos e adotar roupas e sapatinhos que facilitem a vida do bebê nesse momento em que ele faz a conquista mais importante na construção de sua autonomia.
Além da segurança e dos estímulos necessários, os pais precisam considerar também as roupas e sapatinhos adequados para facilitar a marcha e o deslocamento. Para ajudá-los nessa tarefa, listamos dez dicas simples e práticas. Confira:
Roupas e sapatinhos para o bebê que começa a andar
Calçados:
- Bebês que estão aprendendo a andar precisam usar calçados feitos de materiais leves e macios. Prefira sempre o conforto à beleza. Para facilitar passos firmes, opte por modelos sem muitos detalhes, como correias e laços.
- Sapatos são mais indicados que chinelos. Modelos que "abraçam" os pezinhos, como botas, dão mais segurança para a marcha.
- Se a casa é de piso frio ou de algum outro material escorregadio, prefira sapatos com bolinhas ou outro tipo de solado antiderrapante.
- Os dedinhos do bebê nunca devem ficar tão rentes ao sapato. O indicado é sempre experimentar o modelo antes da compra. O espaço entre os dedos e o sapato não deve ser muito estreito nem muito grande.
- No momento de experimentar, preste atenção na marcha. Se ele está mancando ou tropeçando, algo não vai bem. O sapato pode estar apertando ou incomodando de outra forma.
- Evite comprar calçados de materiais muito abafados, como plástico. Opte por aqueles que facilitam a transpiração dos pés, como os feitos de lona ou couro. Bebês tendem a transpirar muito nos pés.
- Os sapatos precisam ser trocados com frequência porque os pezinhos dos bebês crescem (muito) rápido durante os primeiros anos de vida. A tendência é que ele precise de um novo par a cada dois ou quatro meses.
Roupas:
- Evite vestir as crianças com roupas muito largas. Para facilitar a locomoção, é interessante que elas sejam um pouco mais justas ao corpo (mas não muito para não incomodar). Os detalhes como enfeites e outras coisinhas podem machucar o bebê se ele cair no chão quando estiver andando ou enroscar em algum móvel.
- Prefira tecidos confortáveis e que permitam à criança transpirar normalmente, como o algodão. Blusas com grandes estampas de plástico não são indicadas. Os pequenos também podem se ferir com bermudas ou calças com zíper.
- Como os tombos são frequentes, no início é melhor colocar calças do que bermudas. Meias antiderrapantes também são ótimas para momentos em que o bebê não queira colocar os sapatinhos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
WebMD - "Buying the Right Shoes".
https://www.webmd.com/parenting/baby/buying-the-right-shoes
WebMD - “How to Choose Baby Clothes”.
https://www.webmd.com/baby/choosing-baby-clothes#1
Fundo das Nações Unidas para a Infância - "Como é a criança de 1 a 2 anos", 2013.
https://www.unicef.org/brazil/pt/br_kit_fbf_album4_2013.pdf
Universidade de São Paulo - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - "Desenvolvimento Típico na Primeira Infância", 2013.
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4142868/mod_folder/content/0/DESENVOLVIMENTO%200-3%20TRABALHO.pdf?forcedownload=1
American Academy of Family Physicians - “Baby’s First Steps”.
WebMD - “Your Baby's First Steps”, 2017.
https://www.webmd.com/parenting/baby/your-babys-first-steps
Fundação Oswaldo Aranha - "O desenvolvimento motor normal da criança de 0 à 1 ano: Orientações para pais e cuidadores", 2011
http://web.unifoa.edu.br/portal_ensino/mestrado/mecsma/arquivos/37.pdf
A partir do primeiro ano de idade, o bebê estará mais disposto a brincar com outras crianças e, aos poucos, demonstrará empatia e preferências
Começar desde cedo desenvolve força muscular, flexibilidade e resistência
Como ajudar os avós a estabelecerem limites para os seus netos respeitando as orientações das mães? Fácil não é, mas podemos te ajudar.
Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa Central de Relacionamento!