Rotina pós-bebê: o que muda com o nascimento do filho

"5 minutos - 25 de Junho de 2018 - por Equipe Danone Baby

A chegada de um filho muda para sempre a rotina dos pais. Nos primeiros meses, sua vida social será marcada por visitas de parentes e amigos, pouquíssimo tempo de sono, cansaço e, eventualmente, um pouquinho de culpa. Veja como fica a rotina pós-bebê:

1 – O cronograma do bebê será o seu cronograma

Nos primeiros meses, sua rotina será construída em cima da rotina do bebê. O recém-nascido, por exemplo, costuma dormir 18 horas por dia em pedacinhos picados. Quando está acordado, precisa ser alimentado, banhado e suas fraldas têm de ser trocadas. Os horários de sono, alimentação e outras atividades dos pais se adaptam a esse cronograma.

2 – Novas companhias

Pais de primeira viagem entram para um novo “clube” e assumem novo status social. Por isso, novas relações acabam surgindo. É normal conversar com pais de outras crianças para marcar encontros de brincadeira, fazer amizade com o pediatra e receber sorrisos de estranhos na rua quando está na companhia do bebê.
3 – Mudanças no relacionamento amoroso

O relacionamento amoroso dos pais que estão juntos após o nascimento do bebê muda. Afinal, há uma terceira pessoa que demanda muita atenção, o que significa menos tempo para ser gasto a dois.

Para que o relacionamento continue saudável, é preciso manter o diálogo, dividir bem as tarefas e reservar tempo de qualidade para o casal.

4 – Dormir menos

Nos primeiros meses de vida do bebê, os pais certamente irão dormir menos. O sono terá mais interrupções e, em algum momento, eles irão se irritar. Por isso, é fundamental dividir as tarefas, para que ninguém fique sobrecarregado.

5 – Visitantes

Se você não gosta de receber visitas em casa, prepare-se para aprender a gostar. Familiares e amigos – até os mais distantes – vão dar as caras para conhecer o bebê que acaba de chegar no pedaço.

6 – Caretas bizarras

Sabe aquelas caretas que os pais fazem para divertir o bebê? Você sempre achou isso bobinho demais? Pois se prepare para mudar de opinião e assumir o pateta que existe dentro de você. Dar um sorriso bobo, esticar a língua ou fazer sons engraçados são formas de atrair a atenção da criança e diverti-la.

Além de fazer caretas engraçadas, você irá conversar com o bebê em uma língua especial, cheia de sons divertidos. Ao conversar com a criança, ela aprende novas palavras e cria um vínculo com os pais.

7 – Necessidade de ajuda

Não se iluda pensando que irá dar conta de tudo. Bebês dão muito trabalho, demandam atenção e precisam de cuidados constantes. Divida as tarefas igualmente com o parceiro e procure ajuda de outras pessoas quando necessário. Lembre-se que em meio a troca de fraldas e mamadas, os pais também devem ter um tempo para passear, tomar um banho mais longo ou ler um livro.

8 – Sentimento de culpa

Você nem sempre vai desfrutar cada segundo da maternidade/paternidade ou sentir que está dando o melhor de si. É natural querer uma pausa de vez em quando, assim como cometer erros. Tente valorizar todos os seus acertos e não se cobrar demais.

9 – Livros infantis serão seus companheiros

Você irá se interessar por uma nova categoria de literatura: a infantil. Ler para o bebê traz uma série de vantagens para o seu desenvolvimento. O ideal é separar um cantinho da casa colorido e cheio de livrinhos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Web Medical Team (“Life after baby arrives: what you didn’t realize”)

"

Leia mais

PERGUNTAS SOBRE NOSSOS PRODUTOS?

Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa Central de Relacionamento!

x