Ao longo da gestação, a maioria das mulheres repara que suas madeixas estão mais fortes, saudáveis e espessas. Depois do nascimento do bebê, os fios começam a cair. Infelizmente, a queda de cabelo após a gravidez é uma situação comum, mas que se resolve em poucos meses.
Segundo a Associação Americana de Pediatria, entre 40% e 50% das mulheres vivenciam a queda de cabelo após a gravidez. A condição não é séria o suficiente para causar pontos de calvície e se tornar permanente. No entanto, se os fios não pararem de cair após seis meses em seguida do parto, é preciso procurar um médico.
O que causa a queda de cabelo após a gravidez?
Durante a gravidez, a alta dos hormônios estrógeno e progesterona dá uma injeção de vida nos cabelos, que crescem fortes e saudáveis. Além disso, os fios que deveriam cair – o que faz parte do ciclo normal de crescimento e queda – continuam intactos no couro cabeludo.
Após o parto, os níveis dos hormônios despencam e a mulher acaba perdendo os fios que não caíram nos meses anteriores. A queda acentuada assusta, mas nada mais é do que o organismo voltando ao seu funcionamento normal. Em geral, a situação se inicia 60 dias após o parto e pode se estender até o sexto mês. Em seguida, o ciclo capilar deve voltar ao normal.
Queda de cabelo e outros problemas reprodutivos
A queda de cabelo acentuada também pode ser causada por outras questões hormonais. Abortos, por exemplo, geralmente provocam esse efeito, assim como interromper o uso de pílulas anticoncepcionais. Desequilíbrios hormonais não relacionados a esses fatores também podem fazer os fios caírem muito. Portanto, se você notar que a queda é exacerbada e não reduz seis meses após o parto, é preciso procurar o dermatologista, endocrinologista ou o ginecologista que fez o acompanhamento ao longo da gravidez.
Como manter os cabelos saudáveis e fortes
Há uma série de medidas que podem ser tomadas para manter os cabelos fortes ao longo da gestação e reduzir sua queda após o parto:
- Consultar o seu médico para garantir um equilíbrio adequado dos hormônios por meio da alimentação ou outras medidas
- Evitar usar muitas tranças e rolos de cabelo apertados que possam puxar e “estressar” seu cabelo
- Manter uma dieta rica em frutas e vegetais, responsáveis por proteger os folículos capilares e estimular o crescimento do cabelo
- Usar shampoos e condicionadores recomendados pelo médico para combater a queda
- Evitar pentear o cabelo molhado com pentes e escovas de dentes finos
- Preferir usar o secador com vapor frio, e não quente
- Consumir vitamina B, vitamina C, vitamina E e zinco – nutrientes ajudam a fortalecer o cabelo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
inistério da Saúde - "Mitos e Verdades - Gravidez e Pós-parto"
American Pregnancy Association - "Pregnancy and Hair Loss"
A partir do primeiro ano de idade, o bebê estará mais disposto a brincar com outras crianças e, aos poucos, demonstrará empatia e preferências
Começar desde cedo desenvolve força muscular, flexibilidade e resistência
Como ajudar os avós a estabelecerem limites para os seus netos respeitando as orientações das mães? Fácil não é, mas podemos te ajudar.
Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa Central de Relacionamento!