O seu bebê tem a mania de jogar tudo que vê pela frente no chão? Esse comportamento é normal e faz parte da ânsia do pequeno por explorar o mundo e testar limites.
Lidar com o pequeno jogando tudo no chão é frustrante e até preocupa, afinal, ele pode fazer sujeira, quebrar alguma coisa ou até mesmo se machucar. Mas, para contornar a situação, o melhor a fazer é praticar a empatia e tentar enxergar as coisas pela perspectiva dele. Normalmente, existem algumas razões pelas quais as crianças tomam essa atitude:
Curiosidade
Os bebês são como pequenos cientistas: eles querem saber o que acontece quando atiramos algo no chão. Para testar as relações de causa e efeito, repetem o mesmo “experimento” diversas vezes.
Emoções à flor da pele
Os bebês mais velhos, maiores de um ano, já falam as primeiras palavrinhas e dão alguns passinhos. No entanto, ainda são bebês, o que significa que sua capacidade de lidar com emoções ou situações desafiadoras ainda não está completamente desenvolvida. Jogar as coisas no chão pode ser uma forma de extravasar a irritação ou pedir atenção. Ou seja, faz parte da famosa “birra”.
Diversão
Talvez a resposta para o comportamento do seu filho seja mais simples do que você imagina: ele atira as coisas no chão simplesmente porque quer se divertir. Por diversão, também pode apresentar outras atitudes, como gritar. Como ainda são pequenininhos, não sabem como inibir seu comportamento.
Como lidar com o comportamento do bebê
Repreender o bebê com agressividade não é eficiente. O ideal é explicar para o pequeno por que ele não deve jogar tudo no chão. Diga, por exemplo, que ele quebrará seus brinquedos. Caso ele bata em você, diga: “o que você acha que a mamãe sente quando você me bate?". Ainda que as ações da criança sejam normais, é importante ensiná-la a diferença entre o certo e o errado. Além de evitar que desenvolva um comportamento agressivo, os ensinamentos serão importantes para o desenvolvimento de suas habilidades sociais.
Outra forma de "moldar" o comportamento do bebê é oferecer alternativas para que ele explore o mundo. Você pode fazer isso por meio de brincadeiras que incluem, por exemplo, segurar um objeto sem deixar com que caia.
Tratar o pequeno com empatia e orientá-lo com compaixão é a melhor forma de criar uma criança mais emocionalmente inteligente e socialmente habilidosa. Afinal, aos pouquinhos, ele aprenderá a explorar o mundo sem riscos e a expressar suas emoções.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Berkeley Parents Network (“Toddlers Throwing Things”), Kidspot Australia (“My toddler is hitting and throwing things”), Sociedade Brasileira de Pediatria - "Filhos: da gravidez aos dois anos"
A partir do primeiro ano de idade, o bebê estará mais disposto a brincar com outras crianças e, aos poucos, demonstrará empatia e preferências
Começar desde cedo desenvolve força muscular, flexibilidade e resistência
Como ajudar os avós a estabelecerem limites para os seus netos respeitando as orientações das mães? Fácil não é, mas podemos te ajudar.
Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa Central de Relacionamento!