O feto passa, em média, 40 semanas no útero da mãe. Nesse período, ele não fica isolado em um espaço escuro, sem ouvir, ver ou sentir nada. Pelo contrário! Desde muito cedo, o bebê já recebe estímulos do ambiente externo, como emoções e sensações que a mãe vivencia. E, por isso, é muito importante estimular o bebê na barriga.
No sexto mês de gravidez, o bebê reconhece sons externos, especialmente a voz da mãe. Em seguida, de acordo com o Ministério da Saúde, ele passa a reagir a estímulos sonoros, como músicas e conversas. O cérebro se torna capaz de absorver informações e está apto a aprender.
Por isso, conversar com a criança desde a barriga é fundamental. Transmite conforto e segurança, além de ajudar no processo de formação da linguagem. Segundo um estudo feito em 2013 por pesquisadores da Universidade de Helsinki, na Finlândia, o que os fetos escutam durante a gravidez, em especial quando a mãe conversa com eles, tem efeito notável sobre como aprendem a falar.
A construção de laços afetivos na gestação vai além da fala, podendo ocorrer de outras formas comotoques na barriga. Acariciar ou massagear a região ajuda a gestante a pensar no filho como uma pessoa real, o que contribui para a formação do vínculo entre os dois.
Conheça: Loja Oficial da Danone
Como se vê, conversar e interagir com o seu filho que ainda nem nasceu não é perda de tempo. É por meio desses contatos que pai e mãe vivenciam a gravidez de maneira saudável, com desdobramentos positivos no desenvolvimento da criança. Pronta para estimulá-lo ao longo dos noves meses de gestação? Veja como a seguir:
- Cante canções ou ouça suas músicas favoritas
- Leia livros infantis em voz alta
- Converse com o bebê enquanto está caminhando ou realizando tarefas diárias
- Lembre-se: agora você não está mais sozinha. Fale com o bebê sempre que possível.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
MInistério da Saúde (“Conheça todas as etapas do desenvolvimento do bebê” e “Babies listen and learn while in the womb”), Web Medical Team (“Bonding with baby before birth”), The Fertility Center of Las Vegas (“Baby prep: the importance of talking to your baby in the womb”), Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente (“A importância do vínculo materno no desenvolvimento infantil”)
"
O desfralde requer muita paciência e cumplicidade. Explicamos o que significa e listamos 12 dicas de ouro.
Assim como a alimentação saudável, a prática de atividades físicas deve ser encorajada pelos pais e familiares mais próximos dos pequenos
Bebês podem apresentar certas anormalidades físicas quando começam a caminhar, como pernas arqueadas ou pés planos.
Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa Central de Relacionamento!