Por que bactérias se tornam resistentes a antibióticos

5 minutes - 6 de janeiro de 2021 - por Equipe Danone Nutricia

As bactérias são extremamente adaptáveis e podem sofrer mutações genéticas. Quando causam infecções, podem ser combatidas com antibióticos. Mas, se o uso de tais medicamentos é feito de forma incorreta, tais microrganismos podem se tornar resistentes e, no futuro, será muito mais difícil combatê-las.

Os antibióticos são substâncias capazes de eliminar ou impedir a multiplicação de bactérias, organismos vivos unicelulares que podem sobreviver e se multiplicar dentro ou fora do organismo. As bactérias podem ser benéficas, participando da flora intestinal, da imunidade e de diversas outras funções, ou prejudiciais, causando condições como infecções urinárias, intoxicações alimentares, tuberculose e até tétano.

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), a resistência aos antibióticos é uma das maiores ameaças à saúde global e à segurança alimentar.

Todos os anos, cerca de 700.000 pessoas morrem de infecções causadas por bactérias resistentes aos medicamentos disponíveis e a previsão é que esse número cresça gradualmente nos próximos anos

Infecções como pneumonia, tuberculose e gonorréia estão se tornando mais difíceis de tratar, o que provoca hospitalizações mais longas, maiores custos médicos e aumento da mortalidade.

Ainda que a resistência a antibióticos ocorra naturalmente, o uso indevido desses medicamentos está acelerando o processo.

Leia mais

PERGUNTAS SOBRE NOSSOS PRODUTOS?

Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa Central de Relacionamento!

x