Você provavelmente já ouviu falar das diversas mudanças sofridas pelo corpo da gestante, como dor nas mamas, enjôo e cansaço. A curiosidade é que sonhos estranhos e pesadelos na gravidez também entram nessa lista -- e nem toda mulher sabe disso.
A American Pregnancy Association explica que o padrão de sono pode mudar durante a gestação, provocando sonhos mais intensos e, muitas vezes, ruins. A gestante poderá:
- Sonhar com mais frequência do que antes da gestação
- Ter mais pesadelos
- Ter sonhos mais intensos, muitas vezes provocados pela ansiedade
- Ter sonhos mais vívidos
- Desenvolver a habilidade de lembrar dos sonhos com maior clareza durante a gestação.
Pesadelos na gravidez: por que acontecem?
Os sonhos geralmente refletem o período e estado da gestação, pois são apenas uma representação das inseguranças naturais que afloram durante a gravidez. Mas há diversos motivos para a mudança no padrão de sono. O aumento da produção de hormônios, por exemplo, pode afetar as emoções e causar mais ansiedade. Por consequência, a forma como processa informações também muda.
Além disso, o corpo passa por outras mudanças intensas, como a necessidade frequente de urinar durante a noite e o crescimento do bebê, que pode causar desconforto para dormir. Isso impacta a qualidade do sono e pode prejudicar o sono REM (“Rapid Eye Movement”), momento em que ocorrem os sonhos vívidos.
Conforme a gravidez avança, a tendência é que os sonhos estranhos ocorram com maior frequência. Isso ocorre principalmente pelo medo do parto e preocupação com a saúde do bebê.
Como, então, lidar com tudo isso? Primeiro, é importante ter em mente que sonhar não significa prever o futuro. Portanto, caso tenha um pesadelo, mantenha-se calma. Conversar com outras gestantes ou mulheres com filhos que já passaram por isso também pode ajudar, assim como bater um papo com o companheiro/companheira ou com amigos.
Ao mesmo tempo, vale tentar mudar de posição para dormir melhor. Registrar os sonhos em um diário também pode ser interessante. Em casos extremos, indica-se procurar a ajuda de um especialista, como um terapeuta.
Conheça: Loja Oficial Danone
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
American Pregnancy Association - “Pregnancy Dreams”
Michael Schredel et al - “Nightmare frequency in last trimester of pregnancy”
Janna Reimann et al - “The Pregnancy-Related Dreams Of Pregnant Women”
O desfralde requer muita paciência e cumplicidade. Explicamos o que significa e listamos 12 dicas de ouro.
Assim como a alimentação saudável, a prática de atividades físicas deve ser encorajada pelos pais e familiares mais próximos dos pequenos
Bebês podem apresentar certas anormalidades físicas quando começam a caminhar, como pernas arqueadas ou pés planos.
Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa Central de Relacionamento!