Montar um prato colorido para uma alimentação saudável pode ser um clichê, mas as cores dos alimentos dizem muito sobre as suas características nutricionais.
Algumas substâncias bioativas (moléculas orgânicas que apresentam efeitos na fisiologia e metabolismo do corpo) também dão cor aos alimentos. Assim, ao variar as cores, você também garante um maior aporte de nutrientes.
Veja abaixo o que as cores dos alimentos representam:
Amarelos e alaranjados
Alimentos como cenoura, abóbora, pimentão amarelo, manga e laranja contêm uma substância chamada β-caroteno. Quando consumida, é transformada em vitamina A pelo nosso organismo. Zeaxantina, flavonoides e licopeno também fazem parte da composição desses alimentos. Esses nutrientes têm papel no sistema imunológico, ajudam a regular o crescimento e a divisão celular e têm papel importante na visão.
Vermelhos
Em alimentos vermelhos como tomate, melancia, pimentão vermelho, beterraba, cereja e romã é encontrado outro tipo de carotenóide, o licopeno, além de quercetina, ácido elágico e hesperidina também os compõem. Essas quatro substâncias têm características antioxidantes e estão relacionadas à saúde de tecidos, como de mama e próstata.
Verdes
Brócolis, ervilha, espinafre, couve, abacate, kiwi e outros alimentos verdes também contêm β-caroteno, luteína e zeaxantina, além de potássio, folato, vitamina A, E e C. Esses nutrientes estão associados à saúde dos olhos e redução do risco de degeneração macular.
Roxos e marrons
Mirtilo, figo, ameixa, uva roxa e cacau são alimentos fonte de flavonoides, como antocianinas e quercetina, bem como de carotenóides, como luteína e zeaxantina. Os polifenóis também estão presentes, como o ácido elágico e o resveratrol. Esses compostos contribuem para a manutenção da função cerebral adequada e do fluxo sanguíneo, além de serem antioxidantes.
Brancos
Frutas e legumes brancos – como couve-flor, cogumelo, cebola, nabo e pêssego – contêm fitoquímicos. O cogumelo também possui β-glicanos. Essas substâncias são responsáveis principalmente por modular o sistema imunológico, responsável pela defesa do organismo.
O uso de suplementos orais após a alta hospitalar traz mais praticidade e energia para o dia a dia, auxilia na cicatrização de feridas, reduz os gastos com saúde e as chances de voltar para o hospital
O consumo excessivo de sal está relacionado a doenças cardíacas, vasculares e até osteoporose
Comer menos guloseimas açucaradas é apenas o primeiro passo para reduzir o consumo de açúcar na dieta
Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa Central de Relacionamento!