Seu filho completou 10 meses? Então finalmente chegou a hora de acompanhar os momentos mais deliciosos do desenvolvimento do bebê: o engatinhar e os primeiros passinhos.
Engatinhar e andar com apoio não são os únicos marcos de desenvolvimento que o pequeno irá apresentar. Suas habilidades motoras e de linguagem irão avançar rapidamente e ele se tornará mais expressivo. Aos pouquinhos, ganhará independência e estará mais inclinado a explorar o mundo por si só.
O bebê dos 10 aos 12 meses
Linguagem
Neste período, é possível que o bebê fale sua primeira palavrinha, como “papai” ou “mamãe”. Se isso não ocorrer ainda, será em breve. Além disso, já reconhece diversas palavras e produz sons mais variados e específicos, pois são tentativas claras de falar. O pequeno também já gosta de escutar músicas e se movimenta no ritmo da canção.
Desenvolvimento motor
O desenvolvimento motor é o grande acontecimento do período. O bebê irá:
- Colocar-se de pé sozinho e suportar o peso do próprio corpo, enquanto se apoia em um móvel ou nos pais
- Conseguir pegar objetos usando o polegar e os outros dedos
- Cutucar e apontar com o dedo
- Controlar os objetos nas mãozinhas e, muitas vezes, colocá-los no chão ou soltá-los de uma vez
- Conseguir se sentar sozinho por longos períodos
- Conseguir se alimentar sozinho, ainda que faça bastante bagunça e precise de uma ajudinha dos pais
- Conseguir beber em copinhos adequados
- Engatinhar
- Dar os primeiros passinhos e caminhar com apoio.
Desenvolvimento social e emocional
Em geral, são nestes três meses que o bebê começa a entender sua relação com os pais, parentes e amigos. Então, ele poderá:
- Saber quando os pais estão presentes e notar quando vão embora
- Começar a entender o que é uma pessoa e a se reconhecer no espelho
- Definir seus próprios gostos
- Sorrir e balbuciar para se comunicar e começar uma “conversa”
- Copiar sorrisos, bater palminhas e acenar
- Desconfiar de estranhos e ficar mais apegados aos pais.
Fique atento
Alguns sinais podem alertar para um possível atraso de desenvolvimento ou condição de saúde. Veja alguns deles aqui:
- Não demonstrar prazer ou satisfação ao encontrar pessoas familiares
- Não demonstrar ansiedade quando se separar do principal cuidador
- Não estiver se sentando entre 9 e 10 meses de idade
- Ainda não se movimentar de alguma forma
- Não tiver interesse em objetos novos
- Não balbuciar em “conversas” com outras pessoas.
Lembre-se também de que cada bebê é único e se desenvolve no seu próprio ritmo, que deve ser respeitado. No entanto, não hesite em conversar com o pediatra se notar qualquer problema..
marcos de desenvolvimento: 10 meses
O bebê de 10 meses está explorando a casa e dormindo bem. Pode ser que ele ainda precise de dois cochilos durante o dia, mas é provável que apenas um já seja suficiente. Nessa idade, seu filho também já deve ser capaz de engatinhar, levantar-se quando está sentado, agachar-se enquanto alguém o segura ou até mesmo andar de um lado para o outro apoiado em móveis.
Aos 10 meses, a coordenação do bebê também já melhorou bastante. Crianças nessa idade são bastante hábeis ao pegar pequenos objetos em suas mãos. Eles também podem identificar itens facilmente e chegar rapidamente até eles. Portanto, é importante tornar a casa segura para o curioso.
MARCOS DE DESENVOLVIMENTO: 11 MESES
Aos 11 meses, seu bebê provavelmente já estará andando pela casa apoiado nos móveis. Pode ser que ele arrisque soltar as mãos e tentar dar alguns passos sozinho. Ou ele pode até estar andando de forma independente!
Tome cuidado, pois alguns aventureitos aos 11 meses já estão escalando tudo o que encontram pela frente, inclusive cadeiras e móveis que podem tombar e causar acidentes. Além disso, à medida que a coordenação olho-mão do bebê melhora, ele estará pronto para brincar de organizar brinquedos por tamanho e cor, além de separá-los, montá-los e organizá-los novamente..
MARCOS DE DESENVOLVIMENTO: 12 MESES
Poucos bebês estão andando de forma independente aos 12 meses, mas é possível. Independente de como ele está se movimentando, o que importa é que já ganhou bastante mobilidade. Portanto, é a hora de incentivá-lo a exceder seus limites.
O mesmo vale para as habilidades motoras. Ofereça lápis de cor, bloquinhos de montar, livros e assim por diante. As brincadeiras são muito importantes nesse período. Deixe que o seu pequeno manipule e explore tudo o que pude!
Sociedade Brasileira de Pediatria (“Filhos: da gravidez aos 2 anos de idade”), Better Health Channel - Victoria State Government - Austrália (“Child Development - nine to 12 months”), Mayo Clinic (“Infant and toddler health”)
O desfralde requer muita paciência e cumplicidade. Explicamos o que significa e listamos 12 dicas de ouro.
Assim como a alimentação saudável, a prática de atividades físicas deve ser encorajada pelos pais e familiares mais próximos dos pequenos
Bebês podem apresentar certas anormalidades físicas quando começam a caminhar, como pernas arqueadas ou pés planos.
Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa Central de Relacionamento!