A mala para a maternidade deve estar pronta com pelo menos 15 dias de antecedência à data provável do parto. Ela deve conter roupas, produtos de higiene pessoal e outros objetos que serão usados pela mãe e pelo bebê.
Preparar a mala com antecedência é importante para evitar estresse e correria quando a gestante entrar em trabalho de parto. Além disso, o bebê pode nascer antes do tempo. Se a mala não estiver pronta, a mulher pode ficar ainda mais ansiosa e preocupada.
Montar o enxoval do bebê é um dos momentos mais divertidos da gravidez. Aproveite ao máximo e escolha todas os itens com carinho e cuidado.
Como preparar a mala para a maternidade
A Sociedade Brasileira de Pediatria disponibiliza uma lista com os itens essenciais.
Para o bebê
Não é preciso levar produtos de higiene para o bebê, pois eles são fornecidos pelo próprio hospital. As roupinhas devem ser organizadas em conjuntos para facilitar as trocar. Se quiser, a mãe pode identificar as mudas para cada dia. O recém-nascido passa ao menos 48 horas na maternidade, portanto é preciso estar prevenido e levar número suficiente de peças:
- Seis macacões de linha, lã ou plush (tecido leve e macio, próprio para roupinhas de bebê). Na hora de escolher as peças, considere a estação do ano. Levar apenas conjunto de lã durante o verão não é aconselhável e vice-versa.
- Seis conjuntos de camisetas-pagão ou bodies (camisetas que são abotoadas sobre a fralda, entre as pernas do bebê).
- Seis calças de malha com ou sem pezinho, dependendo da estação do ano.
- Duas mantas de linha ou lã, de acordo com a estação do ano.
- Seis viras de manta (pedaços de tecido cortados em formato triangular para colocar nas bordas das mantas e não incomodar o bebê).
- Seis pares de meias de algodão.
- Quatro pares de sapatinhos de linha ou lã, de acordo com o clima na época do parto.
- Seis casaquinhos de linha ou lã, de acordo com o clima.
- Uma touca de lã, linha ou malha para deixar a maternidade.
- Seis “fraldas de boca” (fraldas de pano para proteger mãe e bebê durante e logo após a mamada, quando pode haver retorno de leite).
- Enfeite para a porta do quarto com o nome do bebê.
- Lembrancinhas para oferecer às visitas.
Para a mãe
A gestante deve ter em mente que o conforto será seu maior aliado após o parto. Os primeiros dias serão cheios de novidades, como amamentar pela primeira vez e oferecer os primeiros cuidados. Portanto, nada de empacotar roupas e calçados desconfortáveis. É preferível levar:
- Camisolas ou pijamas confortáveis e com abertura na altura dos seios, para facilitar a amamentação.
- Um roupão.
- Sutiãs próprios para amamentação com abertura parcial na frente. Evite renda e costuras internas.
- Dois pares de chinelos (um para o banho e outro para se movimentar pela maternidade).
- Conchas ou protetores de seios para reter o leite que pode vazar nesse período.
- Produtos de higiene pessoal.
- Muda de roupa para deixar o hospital.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Sociedade Brasileira de Pediatria (“Filhos: da gravidez aos 2 anos de idade”)
A partir do primeiro ano de idade, o bebê estará mais disposto a brincar com outras crianças e, aos poucos, demonstrará empatia e preferências
Começar desde cedo desenvolve força muscular, flexibilidade e resistência
Como ajudar os avós a estabelecerem limites para os seus netos respeitando as orientações das mães? Fácil não é, mas podemos te ajudar.
Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa Central de Relacionamento!