Porque ler para o bebê? Estudos científicos apontam diversos benefícios de inserir a leitura desde a mais tenra idade na rotina das crianças. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a leitura fortalece o vínculo dos pais com os pequenos, desenvolve a atenção, concentração, vocabulário, criatividade, memória, raciocínio, ajuda no entendimento e na demonstração de emoções.
Além disso, pesquisas mostram que ler para a criança também fomenta a empatia, reduz problemas comportamentais – como a agressividade e a hiperatividade – e melhora o sono etc.
Veja abaixo sete dicas para inserir os livros infantis na rotina do seu filho:
1. Torne a leitura parte da brincadeira
É importante que a criança associe sentimentos bons e divertidos à leitura. Para que isso aconteça, separe um tempinho nas brincadeiras diárias para ler. Existem livrinhos para ninar, para a hora do banho e um tanto deles para serem manuseados a qualquer local e tempo. O importante é botar a leitura na lista de brincadeiras.
2. Tenha um cantinho específico para ler
Ler é tão especial e nobre, que vale criar uma cena propícia, mesmo que seja no quarto do bebê. Pode ser em uma poltrona confortável, com luz baixinha, ou no tapete de atividades do bebê. O mais importante, aqui, é que o ambiente dê sinais de que é hora de relaxar e usar a imaginação.
3. Converse durante a leitura
Faça perguntas sobre as coisas que a criança está vendo e ouvindo, sobre as figuras, os desenhos. Se o livrinho tiver texturas, deixe o pequeno tocá-las e vá caracterizando cada uma delas para aumentar o vocabulário dele.
4. Não é preciso comprar livros caros para ter uma boa leitura
Nesse momento, o mais importante é garantir o contato com o objeto. Se não tiver condições de garantir isso em casa, vá às bibliotecas públicas – muitas delas, inclusive, organizam atividades para o público infantil.
5. Deixe que o bebê escolha qual livro ler
Aos poucos, quando a leitura virar um hábito, ele vai acabar se interessando mais por determinados assuntos, cores e por certos tipos de história. Preste atenção nos gostos do seu filho e passe a ler para as histórias que ele mais se interessa. Com o tempo, ele vai ampliar o leque de interesses.
6. Converse posteriormente sobre a história ou os personagens
Vocês leram um livro sobre bichos s e acabaram vendo animais parecidos no zoológico? A roupa da amiguinha ou o cabelo da vovó se parecem com os dos personagens do livro? Incentive a criança a fazer essas associações para que ela desenvolva o raciocínio e o vocabulário.
7. Não se irrite caso a criança estrague o livro
Deixar que o bebê manuseie o livro é importante para aguçar a área sensorial do desenvolvimento cognitivo. Mas, como ele ainda não tem entendimento, pode rasgar ou amassar as páginas. Nesse caso, você pode até ensiná-lo aos poucos a cuidar da obra, mas não se irrite se isso demorar a acontecer. Os ganhos de aprendizado são muito maiores do que o estrago.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Universidade Estadual de Maringá - “Leitura para bebês de 0 a 3 anos: Preditor de sucesso escolar”.
http://www.dfe.uem.br/TCC-2013/Trabalhos2013/Jeniffer_A_S_Csucsuly.pdf
Instituto Ecofoturo - “Passaporte da leitura - Brincar de ler”.
http://www.ecofuturo.org.br/wp-content/uploads/2016/11/c7f9dae19de02ce75188833371c1cc60a2ad0753.pdf
Sociedade Brasileira de Pediatria - “Receite um livro - A importância de recomendar a leitura para crianças de 0 a 6 anos”.
http://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/2015/10/AF357-15FIS_CampanhaPrescrevaumLivroItauCrianca_FOLHETO_19x23_V6.pdf
Universidade Federal do Maranhão - "Leitura infantil: O valor da leitura para a formação de futuros leitores".
http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/moci/article/viewFile/2162/1359
"A partir do primeiro ano de idade, o bebê estará mais disposto a brincar com outras crianças e, aos poucos, demonstrará empatia e preferências
Começar desde cedo desenvolve força muscular, flexibilidade e resistência
Como ajudar os avós a estabelecerem limites para os seus netos respeitando as orientações das mães? Fácil não é, mas podemos te ajudar.
Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa Central de Relacionamento!