Cerca de um mês depois do nascimento do bebê, a mãe deve fazer uma consulta pós-parto com o obstetra para garantir que está se recuperando bem. Nesse período, todo a preocupação dos pais costuma estar focada no bebê. Mas a mulher também precisa de acompanhamento para evitar complicações de saúde.
Se o obstetra não sugerir a consulta pós-parto, a mãe pode sempre solicitá-la – principalmente se tiver alguma preocupação ou dúvida. O ideal é preparar uma listinha com tudo o que deseja perguntar ao médico: métodos contraceptivos, relações sexuais, atividades físicas, amamentação e assim por diante.
Como a consulta pós-parto funciona
O objetivo principal é entender como a nova mamãe está se sentindo, como está sua recuperação e se há alguma possível complicação. O obstetra poderá:
- Perguntar como está se sentindo fisicamente (sangramentos, dores abdominais, dores para amamentar)
- Perguntar como está sua saúde emocional e como está se ajustando à nova vida
- Perguntar se ainda tem alguma secreção vaginal desde o parto
- Verificar a pressão arterial
- Verificar se os pontos curaram corretamente (no caso de uma cesariana ou episiotomia, o corte na vagina)
- Perguntar se pretende usar algum método contraceptivo
- Pesar a gestante, principalmente se estiver com suspeita de sobrepeso ou obesidade
- Perguntar sobre a amamentação
- Realizar um exame ginecológico e analisar o abdome da mãe para garantir que o organismo está se recuperando normalmente
- Solicitar exames se for necessário. Mulheres que tiveram anemia, diabetes gestacional ou outras complicações durante a gravidez, por exemplo, devem ser monitoradas
- Solicitar vacinas para gestante se for necessário, como a imunização contra a rubéola.
O que informar ao médico
Cuidar de um bebê pode ser estressante e cansativo, mas nenhuma mulher precisa passar por isso sozinha ou acreditar que toda a responsabilidade é dela. Se a mãe estiver se sentindo triste ou ansiosa, é importante comunicar ao médico para evitar que a situação se torne preocupante, como em um quadro de depressão pós-parto. Ele poderá orientá-la a procurar ajuda.
Além das questões emocionais, a mãe deve informar ao médico se houver qualquer problema físico. Por exemplo, se estiver com dificuldades para segurar o xixi ou sentindo dor durante o sexo. Qualquer dor ou desconforto fora do normal deve ser comunicado.
Outras questões que estão preocupando a mulher também podem ser discutidas durante a consulta. Se sentir que está recebendo pouco suporte em casa, o profissional de saúde poderá orientá-la sobre como agir. A paciente também pode tirar suas dúvidas sobre consumo de álcool, alimentação apropriada na amamentação, cigarro e o que mais for necessário. Ela deve aproveitar bem esse tempo e anotar todas as informações.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Site oficial do Sistema de Saúde do Reino Unido - NHS (“Your six-week postnatal check”)
A partir do primeiro ano de idade, o bebê estará mais disposto a brincar com outras crianças e, aos poucos, demonstrará empatia e preferências
Começar desde cedo desenvolve força muscular, flexibilidade e resistência
Como ajudar os avós a estabelecerem limites para os seus netos respeitando as orientações das mães? Fácil não é, mas podemos te ajudar.
Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa Central de Relacionamento!