A chegada de um bebê é razão de alegria e comemoração. Um nascimento mobiliza não apenas os pais, mas também avós, tios, primos, irmãos e amigos do casal. Todos ficam ansiosos para conhecer o mais novo membro da família.
É possível receber visitas, claro. Mas é preciso atentar para alguns pontos importantes, a fim de preservar a saúde ainda frágil do recém-nascido. Não tenha receio de exigir cuidados dos visitantes. Veja nossas dicas para tornar esses momentos mais seguros e proveitosos:
Ainda na maternidade
Na maternidade, o indicado é que a primeira visita seja feita apenas por parentes muito próximos, como avós e irmãos. Esse é um momento de recuperação da mãe e de maior atenção à vida do bebê.
Higiene em primeiro lugar
Deixar álcool em gel e sabonete antisséptico à disposição da visita facilita o entendimento, mas não hesite em pedir que os visitantes higienizem mãos e braços antes de tocar o bebê.
Hora marcada
O nascimento do bebê é um momento muito especial, mas também traz uma nova rotina e cansaço. Não fique sem-graça de pedir para as visitas ligarem para marcar com antecedência. Assim, você pode se preparar para a ocasião. O ideal é que as visitas sejam curtas, para poupar os pais e a exposição da criança.
Nada de beijinhos
Nem apertos, abraços e carinhos. Por mais fofo que o bebê seja, essas atitudes devem ser evitadas, pois podem transmitir doenças.
Sem luz e barulho
Desligar o celular e não tirar fotos com flash são medidas importantes para não incomodar o bebê. E o ideal é não receber muita gente ao mesmo tempo no ambiente.
Cuidado extra com fumantes e pessoas doentes
Pessoas com gripe, resfriados e outras doenças contagiosas devem suspender a visita. Fumantes que queiram conhecer a criança, têm de, obrigatoriamente, evitar o cigarro no dia em que forem conhecer o bebê. As substâncias do fumo impregnam nas mãos, no cabelo e nas roupas e são muito prejudiciais à criança.
Não tenha receio de exigir esses cuidados dos visitantes e tire suas dúvidas com o pediatra. Afinal, a saúde do seu bebê é o que mais importa!
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- Secretaria da Saúde. Visitas a recém-nascidos requerem etiqueta especial. Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde, 2011. http://www.saude.sp.gov.br/ses/noticias/2011/julho/visitas-a-recem-nascidos-requerem-etiqueta-especial
- Xavier J. Primeira visita ao bebê: cuidados com higiene são fundamentais. Fundação Oswaldo Cruz. 2015. http://portal.fiocruz.br/pt-br/content/primeira-visita-ao-bebe-cuidados-com-higiene-sao-fundamentais
A partir do primeiro ano de idade, o bebê estará mais disposto a brincar com outras crianças e, aos poucos, demonstrará empatia e preferências
Começar desde cedo desenvolve força muscular, flexibilidade e resistência
Como ajudar os avós a estabelecerem limites para os seus netos respeitando as orientações das mães? Fácil não é, mas podemos te ajudar.
Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa Central de Relacionamento!