No primeiro ano de vida, o pediatra faz o acompanhamento do ganho de peso do bebê, pois essa fase é fundamental para o seu desenvolvimento. Nos primeiros dois meses, ele ganha mais peso do que nunca. Conforme vai crescendo, o ritmo diminui.
Muitas mães ficam preocupadas quando o ganho de peso do bebê começa a diminuir com o tempo. Algumas, de forma equivocada, param de amamentar o filho com leite materno, pois acreditam que não está sendo suficiente.
Ganhar menos peso conforme os meses passam é normal. No primeiro mês, o bebê pode chegar a ganhar 1kg. No mês seguinte, 800g. No 3º e 4º, 650g por mês. Se ele continuasse a ganhar 1kg mensalmente, em muito pouco tempo estaria obeso.
O ganho de peso médio no primeiro ano de vida é de 7kg. Quando completar um ano, espera-se que o bebê pese cerca de 10kg.
Ganho de peso no primeiro mês
Em média, meninas nascem pesando 3kg, enquanto meninos nascem pesando 3,3kg. Espera-se, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, que um recém-nascido tenha entre 2,5kg e 3,9kg.
Na primeira semana de vida, ele pode perder até 10% do seu peso por alguns fatores:
- Eliminação do excesso de água corporal.
- Eliminação do mecônio (fezes acumuladas durante a gestação).
- Uso de suas próprias reservas calóricas (gordura e glicogênio), especialmente nas primeiras 48 horas de vida, quando o volume de leite materno ainda é pequeno.
- Possível baixa ingestão de leite materno nos primeiros dias, até mãe e bebê se acostumarem com a dinâmica da amamentação.
A partir da segunda semana, no entanto, o bebê passa a ganhar peso progressivamente. O bebê já está mais ativo, mamando de forma eficiente. Já a mãe está mais confiante e domina melhor a técnica de amamentação.
Além disso, há a substituição do colostro pelo leite materno nas mamas. O colostro é uma secreção rica em calorias, proteínas e anticorpos, produzida pelo peito antes da descida do leite. Já o leite materno tem maior teor de gorduras.
Na média, ao final do primeiro mês, espera-se que o bebê tenha engordado 30 gramas por dia, o que dá quase um quilo durante o período.
Ganho de peso no primeiro ano de vida
A Sociedade Brasileira de Pediatria dá referências para o ganho de peso do bebê no primeiro ano de vida. Perceba que o ganho de peso no primeiro ano de vida é inversamente proporcional à idade cronológica, ou seja, quanto mais idade tem o bebê, menos peso ele ganhará por mês. Confira alguns valores de referência para acompanhar o desenvolvimento do seu pequeno.
Por semestre:
- Aumento de aproximadamente 600g por mês no primeiro semestre.
- Aumento de aproximadamente 500g por mês no segundo semestre.
Por dia:
- Aumento de 20 a 30g por dia durante o primeiro trimestre.
- Aumento de 15 a 20g por dia durante o segundo trimestre.
- Aumento de 10 a 15g por dia durante o terceiro trimestre.
- Aumento de 5 a 10g por dia durante o quarto trimestre.
Cálculo para o peso do bebê
Há uma fórmula para calcular qual o peso provável do bebê durante cada mês de vida (considerando a idade de três a 12 meses):
(N + 9) ÷ 2
Portanto, se a criança tem 7 meses de vida, a equação é a seguinte:
(7 + 9) ÷ 2 = 16 ÷ 2 = 8.
Logo, o peso do bebê aos 7 meses de vida deve ser por volta de 8kg.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Sociedade Brasileira de Pediatria (“Filhos: da gravidez aos 2 anos de idade”)
"
O desfralde requer muita paciência e cumplicidade. Explicamos o que significa e listamos 12 dicas de ouro.
Assim como a alimentação saudável, a prática de atividades físicas deve ser encorajada pelos pais e familiares mais próximos dos pequenos
Bebês podem apresentar certas anormalidades físicas quando começam a caminhar, como pernas arqueadas ou pés planos.
Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa Central de Relacionamento!