Quando o seu bebê começa a rastejar e, em seguida, a engatinhar pela casa, surgem novas preocupações com a segurança e conforto do pequeno. Para que se movimente com liberdade, deverá usar as roupas e sapatinhos adequados. Esses trajes devem permitir o desenvolvimento de todos os músculos e habilidades necessárias para a próxima etapa: a caminhada.
Vestir o bebê é divertido, mas escolher as roupinhas do pequeno que engatinha é um pouco mais complicado. Veja algumas dicas:
1. Tecidos confortáveis
Tecidos confortáveis, como o algodão, permitem que o bebê se movimente com mais conforto. Isso não significa que é preciso vesti-lo apenas com pijamas molinhos. Pode escolher optar por leggings e blusinhas, por exemplo, mas desde que sejam confortáveis.
2. Calças que estiquem
Quando se está engatinhando, calças apertadas e desconfortáveis podem incomodar. Certifique-se de vestir o bebê com calças com boa elasticidade. As leggings e peças de algodão são as melhores escolhas. A parte da cintura, por exemplo, deve ter boa elasticidade.
Outra boa ideia é escolher roupinhas que fiquem mais apertadas na altura do calcanhar, para evitar que as pernas das calças subam enquanto o pequeno engatinha.
3. Jeans confortáveis e soltos
Os jeans são boas opções para quando o bebê for engatinhar fora de casa, em superfícies não tão limpinhas ou lisas quanto o chão da sua residência. As calças mais grossas protegem os joelhos para que engatinhe no cimento, por exemplo. Mas é importante que sejam confortáveis e soltinhas.
Calças que vêm com uma espécie de reforço nos joelhos, como se fosse uma joelheira, também poder ser indicados para engatinhar em superfícies menos lisas.
4. Vestidos, não!
Esta peça deve ser evitada enquanto está se engatinhando, pois pode enroscar no joelho, atrapalhar a mobilidade e causar tombos. O ideal é mesmo uma calça ou bermudinha, mas saias curtas também são uma opção.
5. Macacões
Roupinhas que são uma peça só, como os macacões, são boas apostas para bebês que estão engatinhando. As fraldas ficam cobertas e protegidas, não há tops ou camisetas para subir e nem saias para emaranhar nos joelhos.
6. Sapatos que protejam de atritos e golpes
Como o bebê que engatinha irá explorar diferentes superfícies, o ideal é que o sapatinho seja confortável, mas reforçado nas pontas e calcanhares. Assim, evita machucados nos dedos ou bordas dos pés. As solas antiderrapantes são necessárias quando o bebê começar a se colocar de pé, mesmo que seja apoiado. O ideal é evitar calçados que possam prejudicar a livre locomoção do pequeno, como aqueles com tiras ou muitos detalhes.
Veja, também, dicas de segurança para o bebê que engatinha!
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Bibliografia: The Bump (“Clothes that are good for babies who are crawling”), Disney Baby (“How to dress your little crawler”)
O desfralde requer muita paciência e cumplicidade. Explicamos o que significa e listamos 12 dicas de ouro.
Assim como a alimentação saudável, a prática de atividades físicas deve ser encorajada pelos pais e familiares mais próximos dos pequenos
Bebês podem apresentar certas anormalidades físicas quando começam a caminhar, como pernas arqueadas ou pés planos.
Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa Central de Relacionamento!