Assim que recebe o resultado positivo no teste de gravidez, você começa a se deparar com uma variedade de termos médicos que talvez não conhecesse antes. Preparamos um glossário para te ajudar nessa nova jornada.
Trabalho ativo de parto: o momento em que as contrações regulares começam e você tem cerca de 3 cm de dilatação.
Escala APGAR: uma medida do bem-estar do seu bebê após o nascimento, medindo a aparência (cor da pele), pulso (frequência cardíaca), expressão (reflexo facial à estimulação), atividade (movimento ou tônus muscular) e respiração (respiração).
Amenorreia: A ausência do seu período menstrual. É um dos primeiros sinais de gravidez e pode durar meses após o nascimento do seu bebê.
Líquido amniótico: é o líquido incolor que envolve e amortece o bebê no útero, contido no saco amniótico. Quando o bebê nascer, deve haver até 1 litro de líquido amniótico.
Amniocentese: um teste que procura anormalidades cromossômicas, como a síndrome de Down. Ele é feito pela extração de uma amostra de líquido amniótico, que contém algumas células da pele do bebê, usando uma agulha.
Contrações de Braxton-Hicks: Contrações rápidas, geralmente indolores - um aperto no útero - que podem ocorrer a qualquer momento durante a gravidez. Eles ajudam a preparar o útero para o trabalho de parto, como praticar contrações.
Apresentação da culatra: quando o bebê, durante o nascimento, está com a parte inferior voltada para baixo em vez da cabeça.
Colo do útero: a abertura entre a parte inferior do útero e a parte superior da vagina (interior).
Gravidez ectópica: gravidez em que o óvulo fertilizado é implantado fora do útero, em geral nas trompas de falópio. Geralmente leva ao aborto e também pode causar sangramento interno grave.
Data estimada de parto (EDD): a data do primeiro dia da sua última menstruação até a data estimada de chegada do bebê (a termo completo). A duração média da gravidez é de 40 semanas.
Epidural: anestésia que pode ser usada para aliviar a dor no trabalho de parto, inserido por cateter na parte inferior da coluna vertebral. O medicamento flui para o revestimento externo da medula espinhal.
Episiotomia: Um corte que o médico faz no seu períneo (a área entre a vagina e o ânus) para permitir que o bebê nasça mais rapidamente em uma situação de emergência.
Coração fetal (HF): a frequência cardíaca do seu bebê no útero (antes de nascer). Você o verá no seu gráfico à medida que a gravidez avança.
Movimento fetal (FM): uma medida do movimento do seu bebê dentro do útero, documentada a cada visita pré-natal.
Fundo: Este é o “topo” do útero. A altura do " fundo" ajuda a avaliar o crescimento do bebê e quantas semanas de gravidez você está.
Indução: um procedimento para iniciar o trabalho de parto artificialmente. Geralmente envolve um gel inserido pelo colo do útero (médico) ou o rompimento da bolsa amniótica por vias cirúrgicas.
Fertilização in vitro: um procedimento pelo qual os óvulos são removidos dos ovários de uma mulher e fertilizados com o esperma de um homem em laboratório. Os embriões são então transplantados de volta para o útero da mulher.
Último período menstrual: o primeiro dia da sua última menstruação. É utilizado para calcular quantas semanas de gravidez você está.
Avaliação da espessura da translucência nucal: uma triagem por ultrassom realizada entre 11 e 13 semanas para detectar a probabilidade de anormalidades cromossômicas, como a síndrome de Down.
Ocitocina: hormônio liberado pela glândula pituitária que ajuda a desencadear contrações. Uma versão sintética pode ser usada como parte do processo de indução ou se o trabalho parar.
Períneo: a área da pele entre a abertura vaginal e o ânus.
Placenta: O órgão que liga o bebê ao útero (pelo cordão umbilical) e fornece oxigênio, água e nutrientes ao sangue, além de remover os resíduos. É expelido após o nascimento do bebê e responde por cerca de 700g do seu peso corporal.
Placenta prévia: Quando a placenta está baixa no útero e cobre parcialmente / totalmente o colo do útero. Se cobrir completamente o colo do útero e bloquear a saída do bebê, você precisará de uma cesariana. Às vezes, placentas baixas podem se mover para cima e para fora do caminho à medida que a gravidez avança.
Pós-natal: A partir do momento em que o bebê nasce. Dura cerca de seis semanas.
Pré-eclâmpsia: Condição que causa pressão alta, inchaço (retenção de líquidos) e proteínas na urina. Geralmente ocorre durante a segunda metade da gravidez e pode ser perigosa se não for detectado precocemente.
Nascimento prematuro: quando o bebê nasce antes das 37 semanas de gravidez.
Relaxina: um hormônio que afrouxa seus ligamentos e articulações, o que ajuda a relaxar a pelve na preparação para o nascimento.
Cordão umbilical: o cordão que conecta seu bebê à placenta, transportando nutrientes e oxigênio e removendo resíduos.
Este é um material informativo sobre gravidez. Consulte sempre o médico e/ou nutricionista.
"A partir do primeiro ano de idade, o bebê estará mais disposto a brincar com outras crianças e, aos poucos, demonstrará empatia e preferências
Começar desde cedo desenvolve força muscular, flexibilidade e resistência
Como ajudar os avós a estabelecerem limites para os seus netos respeitando as orientações das mães? Fácil não é, mas podemos te ajudar.
Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa Central de Relacionamento!