Uma das grandes preocupações dos pais em relação aos filhos é o desenvolvimento cognitivo e motor. É importante observar os movimentos e as reações do bebê desde os primeiros dias de vida, e não deixar de acompanhar a evolução desses passos periodicamente. Quanto maior o vínculo estabelecido entre o recém-nascido e os pais, mais fácil será a interação que trará efeitos positivos para o desenvolvimento do bebê.
O melhor momento para interagir com o bebê é quando ele se encontra quieto, porém alerta, de olhos bem abertos. Com quatro horas de vida, ele já é capaz de reconhecer a mãe – lembrando que o bebê enxerga melhor a uma distância de 20 a 25 cm, a mesma distância que separa os olhos do recém-nascido do rosto da mãe durante as mamadas. Ter contato olhos no olhos, reconhecer e mostrar interesse por cores primárias (vermelho, azul e amarelo) e seguir um objeto com os olhos também estão entre as principais reações naturais esperadas de um recém-nascido.
Para estimulá-lo ainda mais, perceba se ele determina a direção e distingue tipos diferentes de sons, principalmente os agudos. A preferência, nesse caso, é a voz humana, em especial a da mãe. Cantar canções de ninar, dançar e bater palmas suaves são atividades muito bem-vindas, não só nessa fase, como também durante a gestação. Pendurar móbiles coloridos no berço do bebê também ajuda. As cores vibrantes são divertidas de se olhar e os entretêm.
É prudente tomar cuidado para não estimulá-los em excesso. Os especialistas indicam introduzir cada uma dessas informações lentamente e prestar atenção às suas reações. Diversas conexões estão sendo feitas no cérebro do bebê e é preciso um tempo para que as informações sejam decodificadas e categorizadas. As interações, as brincadeiras, os estímulos serão fundamentais para o desenvolvimento emocional, físico e cognitivo da criança e serão guardadas e aproveitadas na medida em que ela crescer.
O grau de atenção vai depender de uma série de fatores, que inclui o tempo de vida, a personalidade e até mesmo o humor do momento. Com o passar do tempo, a repetição das brincadeiras e atividades será motivo para diversão e ainda vai aguçar o tato, a audição, o olfato e a visão (lembrando que, no início da vida, ele não enxerga muito bem). Com um ou dois dias de vida, o bebê já é também capaz de reconhecer o cheiro da mãe. O paladar será mais desenvolvido quando ele começar a experimentar a variedade de sabores dos alimentos, o que deve acontecer a partir dos seis meses de idades, de acordo com a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS).
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Ministério da Saúde
Sociedade Brasileira de Pediatria
O desfralde requer muita paciência e cumplicidade. Explicamos o que significa e listamos 12 dicas de ouro.
Assim como a alimentação saudável, a prática de atividades físicas deve ser encorajada pelos pais e familiares mais próximos dos pequenos
Bebês podem apresentar certas anormalidades físicas quando começam a caminhar, como pernas arqueadas ou pés planos.
Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa Central de Relacionamento!