A perda de massa muscular faz parte do envelhecimento, o que prejudica a mobilidade e provoca fraqueza, colocando a pessoa mais velha em risco de sofrer quedas. A alimentação adequada, rica em proteínas, é fundamental para prevenir essa perda e manter os músculos fortes.
A força muscular máxima é alcançada por volta dos 30 anos e se mantém mais ou menos estável até a quinta década de vida, quando o declínio se inicia. Entre os 50 e 70 anos, existe uma perda de aproximadamente 15% da força muscular por década e, após os 70 anos, a redução da força muscular passa a ser de 30% em cada 10 anos.
A perda de massa muscular e óssea com o avanço da idade, quando não tratada, pode prejudicar a independência e causar prejuízos, como a sarcopenia (enfraquecimento dos músculos) e a osteoporose. Tais condições aumentam os riscos de quedas e fraturas, tornando os idosos mais suscetíveis ao desenvolvimento de limitações de mobilidade ou deficiências graves.
Soma-se a isso o fato de que, ao envelhecer, o organismo sofre alterações que podem afetar a ingestão e a digestão adequada dos alimentos, assim como também há uma queda nos níveis de absorção de alguns nutrientes. Se a nutrição for inadequada, a pessoa mais velha perde mais massa magra, peso e está em maior risco de apresentar osteoporose e sarcopenia.
O uso de suplementos orais após a alta hospitalar traz mais praticidade e energia para o dia a dia, auxilia na cicatrização de feridas, reduz os gastos com saúde e as chances de voltar para o hospital
O consumo excessivo de sal está relacionado a doenças cardíacas, vasculares e até osteoporose
Comer menos guloseimas açucaradas é apenas o primeiro passo para reduzir o consumo de açúcar na dieta
Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa Central de Relacionamento!