Os seis meses são um verdadeiro marco na vida do bebê. A partir de agora, ele precisa aprender se alimentar de sólidos e a se comunicar de novas formas. Sua imaginação está cada vez mais fértil e ele já se lembra das suas pessoas e brinquedos favoritos. Vamos ver o que mais acontece nesse período?
Habilidades motoras
Aos seis meses, o bebê já pode ser capaz de se sentar sozinho. Primeiro, se apoia nas mãozinhas. Mas com o tempo, passa a não precisar mais do apoio. Ele também já deverá estar apto a rolar e a se movimentar pelo chão usando o rolamento. Pode rastejar para a frente ou para trás, e levantar o corpo usando as mãos e os joelhos, como em um ensaio para engatinhar.
Aspecto físico
Você poderá notar que os olhos do bebês mudaram de cor desde o nascimento. Olhos mais claros podem passar por vários tons antes de se tornarem mais escuros, o que acontece por volta dos seis meses. Se a criança tem olhos azuis ou verdes nessa fase, é provável que permaneçam assim no futuro.
Comunicação
O bebê de seis meses já sorri, dá risadas e balbucia. Também já reconhece as pessoas e objetos a sua volta. Ele começará a se sentir mais confortável com parentes próximos, como os avós, e com seus brinquedos favoritos. Além disso, os primeiros sinais de medo aparecerão quando estiver perto de pessoas estranhas ou em situações novas.
Muitas vezes, descobrirá o mundo pelo paladar, colocando objetos na boca. Ele também poderá alcançar brinquedos e olhá-los atentamente, procurar e encontrar objetos ocultos, mirar sua imagem no espelho e sabe quando o chamam pelo nome. Também estará atento quando ouvir música.
Quando consultar o médico
Cada bebê tem seu próprio ritmo de desenvolvimento e é preciso respeitá-lo. Abaixo seguem alguns pontos que você pode observar, mas, acima de tudo, é importante comparecer às consultas regulares ao pediatra para prevenção e tratamento de quaisquer problemas.
Nas situações abaixo, atente-se:
- O bebê não tenta ou não consegue tocar coisas que estão ao alcance dele
- Não demonstra afeto por cuidadores
- Não responde aos sons ao seu redor
- Tem dificuldade para levar as coisas à boca
- Não faz sons de vogais (“ah”, “eh”, “oh”)
- Não rola em nenhuma direção
- Parece muito duro, com músculos tensos
- Parece muito flexível e não consegue se firmar
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Bibliografia: Web Medical Team (Baby Development: Your 6-Month-Old), Raising Children Network (6-7 months: Baby development), Centers for Disease Control and Prevention (Important MIlestones: Your Baby by Six Months)
O desfralde requer muita paciência e cumplicidade. Explicamos o que significa e listamos 12 dicas de ouro.
Assim como a alimentação saudável, a prática de atividades físicas deve ser encorajada pelos pais e familiares mais próximos dos pequenos
Bebês podem apresentar certas anormalidades físicas quando começam a caminhar, como pernas arqueadas ou pés planos.
Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa Central de Relacionamento!