O primeiro aniversário do bebê também é um marco importante para o seu desenvolvimento. Ao longo dos seis meses seguintes, ele irá aprender a caminhar sozinho, a usar os talheres e a dizer mais e mais palavrinhas. Portanto, é um período de crescimento rápido, durante o qual o pequeno estará aprendendo a se comportar como uma criança
Acompanhar o desenvolvimento do bebê é importante tanto para estimulá-lo, como para identificar se há algo errado. Cada criança se desenvolve no seu próprio ritmo, mas há algumas habilidades que devem aparecer entre 12 e 18 meses. Veja quais são:
Linguagem e Comunicação
As primeiras palavras do bebê estão entre as delícias mais aguardadas do primeiro aninho. A partir dos 12 meses, o vocabulário do seu filho irá se enriquecer gradativamente e ele aprenderá palavras novas constantemente. Provavelmente ainda não dirá frases completas, mas responderá às suas perguntas com gestos e tentativas de fala. Ele também entenderá e obedecerá às ordens suas, como “calce os sapatos” e “vamos para o banho”.
Habilidades sociais e emocionais
Como as habilidades sociais e emocionais do bebê se desenvolvem rapidamente entre os 12 e 18 meses, ele estará cada vez mais apto a brincar com outras pessoas. Poderá estender um brinquedinho como convite à brincadeira e demonstrar afeição. Por outro lado, também estará mais propício a sentir medo de estranhos e a solicitar a companhia dos pais, mesmo quando estiver explorando o mundo por contra própria. É possível que a criança apresente reações temperamentais quando é contrariado, como a famosa “manha”.
Por fim, seu filho também começará a evoluir em suas brincadeiras, começando a construir o “faz de conta” quando brinca com uma boneca, por exemplo.
Habilidades cognitivas
As habilidades cognitivas são aquelas que permitem o aprendizado e a resolução de problemas. A partir dos 12 meses, o bebê já reconhece objetos do dia a dia, como o telefone ou uma colher. Também sabe identificar partes do corpo e demonstra esse conhecimento ao apontar para elas quando um adulto pergunta, por exemplo, “onde está seu pézinho?”.
A criança também já mostra interesse por livros com figuras e começa a traçar relações entre figuras, sons e cores. Ele pode identificar um leão pelo rugido, por exemplo. Nessa fase, o bebê também começará a fazer seus próprios rabiscos usando lápis de cor, canetinha ou giz de cera.
Desenvolvimento físico
Finalmente chegou a hora de a criança andar sozinha. Aos 10 meses, o bebê já fica em pé sem apoio. Mas os primeiros passinhos em liberdade – com segurança e sem a ajuda de ninguém – só devem ocorrer perto dos 18 meses.
Aos pouquinhos, ele aprenderá a correr e até a subir degraus. Além disso, leva seus brinquedinhos consigo enquanto caminha e já ajuda a se despir quando os pais estiverem trocando suas roupinhas. O pequeno também aprenderá a beber líquidos sozinho usando um copo e a comer com a colher.
Fique atento
Como se sabe, os bebês não devem ser comparados: cada um se desenvolve a seu tempo e ritmo, sempre sob acompanhamento do pediatra. Converse com o médico, caso seu filho aos 18 meses:
- Não aponta para mostrar objetos, lugares ou coisas do seu interesse
- Não anda
- Não reconhece objetos familiares
- Não copia os outros
- Não aprende novas palavras
- Não fala pelo menos seis palavras
- Não percebe ou não se importa quando os pais ou cuidadores deixam o local
- Perde habilidades que um dia já apresentou.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Sociedade Brasileira de Pediatria (“Filhos: da gravidez aos 2 anos de idade”), Centers for Disease Control and Prevention (“Important Milestones: Your Children by Eighteen Months”), Children’s Minnesota (“Developmental Milestones 12 to 18 Months”), Faculdade de Ciências Médicas - Unicamp (“Desenvolvimento neuropsicomotor”)
O desfralde requer muita paciência e cumplicidade. Explicamos o que significa e listamos 12 dicas de ouro.
Assim como a alimentação saudável, a prática de atividades físicas deve ser encorajada pelos pais e familiares mais próximos dos pequenos
Bebês podem apresentar certas anormalidades físicas quando começam a caminhar, como pernas arqueadas ou pés planos.
Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa Central de Relacionamento!