Mães marinheiras de primeira viagem sentem muitos medos, receios e dúvidas sobre a maternidade e, dentre os vários aspectos que chegam a tirar o sono, está a amamentação. Algumas mulheres conseguem amamentar sem nenhuma dificuldade, entretanto há outras que têm muitas dificuldades - o que vai de dores extremas ao desafio de ensinar o bebê a fazer a sucção da forma mais apropriada.
Se alguns dos desafios só poderão ser enfrentados no dia a dia, após o nascimento, há uma série de ações que, se tomadas durante a gestação, podem facilitar o processo de amamentar.
Durante a gravidez, o corpo se prepara naturalmente para o aleitamento. Como os ductos mamários e as células que vão produzir o leite estão se desenvolvendo, logo a região fica mais irrigada de sangue e, consequentemente, os seios crescem.
Nesse período todo que antecede o parto algumas medidas de preparo para o aleitamento são importantes. Veja algumas delas:
- A partir do sexto mês de gestação, lavar os mamilos apenas com água (sem sabonete ou qualquer outro cosmético).
- Massagear a área do mamilo, especialmente se eles forem planos ou invertidos, pode ajudar na adaptação da mama ao processo da ordenha.
- Expor os mamilos ao sol durante dez minutos, com a proteção de filtro solar e evitando o horário entre dez horas da manhã e quatro da tarde, pode ajudar a deixá-los mais resistentes a rachaduras e fissuras.
O que não fazer:
- Não use qualquer pomada sobre os mamilos ou as auréolas. Esses cremes e pomadas, além de não ajudarem, podem sensibilizar os mamilos e deixá-los muito menos resistentes à amamentação
- Não esfregue os mamilos com esponja para torná-los mais resistentes. Essa prática, em vez de ajudar, pode deixá-los feridos por conta das fricções.
No fim, além de qualquer preparo, é importante que as mulheres saibam que a melhor proteção para os mamilos é a amamentação irrestrita, o suporte emocional e a disposição. Uma boa ideia é começar já na sala de parto. A amamentação na primeira hora de vida estimula a produção de hormônios que ajudam a mãe a ter mais leite, mantém o corpo do bebê aquecido e intensifica as contrações uterinas - isso ajuda a diminuir o sangramento e, logo, facilita com que o útero volte ao tamanho anterior.
Conheça: Loja Oficial da Danone
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Ministério da Saúde (“Como ajudar as mães a amamentar”, de F. Savage King)
Sociedade Brasileira de Pediatria (" Filhos - Da Gravidez aos 2 Anos de Idade" )
"
A partir do primeiro ano de idade, o bebê estará mais disposto a brincar com outras crianças e, aos poucos, demonstrará empatia e preferências
Começar desde cedo desenvolve força muscular, flexibilidade e resistência
Como ajudar os avós a estabelecerem limites para os seus netos respeitando as orientações das mães? Fácil não é, mas podemos te ajudar.
Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa Central de Relacionamento!