Agora que o seu bebê está mais grandinho, ele começará a aproveitar melhor a hora de tomar banho. A partir dos seis meses, já segura os brinquedos com as mãozinhas e pode fazer bastante bagunça. Portanto, o cuidado na banheira deve ser redobrado.
A primeira mudança que você deverá fazer por volta dos seis meses do bebê é comprar uma banheira maior, caso a utilizada antes seja adequada apenas para os menorzinhos. Além de estar mais crescido, o pequeno se movimentará mais durante o banho. Que tal, então, dar mais espaço para que esse momento seja ainda mais prazeroso?
Com as novas brincadeiras durante o banho, vêm novas responsabilidades e cuidados. Quando estiver na idade, o bebê provavelmente tentará se levantar, ficar de pé no banho ou alcançar objetos. Por isso, é importante não se ausentar e criar um ambiente seguro.
Veja, abaixo, como dar banho no bebê em segurança.
Como dar banho no bebê
Muito do que você fazia quando o bebê era menor deve continuar a partir dos seis meses. Antes de banhar o pequeno, lave as mãos e a banheira. A temperatura da água deve ser morna, e não quente, entre 37 ºC e 38 ºC. Antes de colocar o pequeno na banheira, teste a água para ter certeza de que a temperatura é ideal, usando a região anterior do antebraço (parte interna do braço)
Coloque o bebê com cuidado na banheira. Se ela estiver no chão, sente-se ao lado dela para não machucar suas costas e facilitar o processo. Comece lavando a face e a cabeça do pequeno e, em seguida, o tronco e o resto do corpo. Deixe por último os genitais e o bumbum, para evitar possíveis contaminações. A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda utilizar sabonete líquido ou em barra infantil neutro.
O bebê recém-nascido deve tomar banhos rápidos, com duração menor do que cinco minutos. Já o mais velho pode ficar na água por mais tempo e, quem sabe, brincar um pouquinho. Vale apostar em brinquedos infláveis e livros de plástico feitos exatamente para esse momento. A SBP recomenda que o banho deve ser diário e, de preferência, deve ocorrer no período da manhã e/ou no fim da tarde.
Cuidados com o banho do bebê maior de seis meses
Veja, abaixo, algumas medidas de segurança para o banho do bebê:
- Jamais prepare a água do banho com o bebê no colo
- Não encha muito a banheirinha, para facilitar o manuseio do bebê e não colocá-lo em risco
- Não acrescente água quente ou fria depois que o bebê já estiver na banheira, para evitar acidentes
- Mantenha a cabeça do bebê elevada para evitar que ele beba água no banho, caso ainda não se sente com apoio
- Nunca deixe o bebê sozinho
- Coloque a banheira em um local seguro e firme, para que não se mexa durante o banho
- Pode ser interessante colocar a banheira em cima de um tapete ou toalha antiderrapante
- Evite distrações enquanto estiver dando banho no bebê
- Já deixe por perto os brinquedos como bonequinhos e livros infláveis, para facilitar o processo
- Certifique-se de que você tem todo o necessário à mão, como toalhas e roupinhas, para não precisar se ausentar
- Certifique-se de que todos os cosméticos, aparelhos eletrônicos ou outros objetos que apresentem perigo estejam longe do alcance do bebê
- Se você precisar se ausentar, tire o bebê da banheira
- Não deixe o pequeno sob a supervisão de outras crianças
- Após remover o bebê da banheira, coloque-o em um local seguro, como no berço
- Esvazie a banheira logo após o banho, para evitar acidentes.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Sociedade Brasileira de Pediatria (“Filhos: da gravidez aos 2 anos de idade”)
Raising Children Australia (“Baby bath time”)
Health 4 Mom (“Bath Time Basics For a Baby” )
A partir do primeiro ano de idade, o bebê estará mais disposto a brincar com outras crianças e, aos poucos, demonstrará empatia e preferências
Começar desde cedo desenvolve força muscular, flexibilidade e resistência
Como ajudar os avós a estabelecerem limites para os seus netos respeitando as orientações das mães? Fácil não é, mas podemos te ajudar.
Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa Central de Relacionamento!