Mulheres grávidas estão acostumadas a responder muitas perguntas sobre quando o bebê irá nascer. O cálculo da provável data do parto não é uma ciência exata, mas é possível fazer uma previsão. Quanto mais regulado for o ciclo menstrual da gestante, mais fácil será calcular. Ainda assim, trata-se de uma estimativa e é possível que o bebê não nasça no período estipulado.
Veja abaixo infográfico sobre o assunto!
Como fazer o cálculo
A gestação dura, em média, 266 dias ou 38 semanas após a fecundação do óvulo pelo espermatozóide. Como nem sempre se sabe quando o óvulo foi fecundado, os médicos costumam contar 40 semanas ou 280 dias após a data da última menstruação e assim definir o dia em que o bebê irá nascer. É claro que a fecundação não ocorre no primeiro dia menstruação - ela acontece em torno de 15 dias após essa data - mas a contagem é feita assim mesmo, antes da fecundação ocorrer, pois permite uma margem maior de acerto da data prevista do parto.
Quando você sabe a data da última menstruação, há duas possibilidades de fazer o cálculo:
Primeira opção - Some 40 semanas ou 280 dias à data inicial da última menstruação.
Por exemplo, se o começo da última menstruação foi em 4/03/2018, o dia provável do parto será 9/12/2018.
Segunda opção - Some sete dias ao primeiro dia da última menstruação e depois adicione nove meses.
Por exemplo, se a última menstruação ocorreu no dia 13/09/17, o cálculo será:
13 + 7 = 20
setembro + 9 meses = Junho
Data provável do parto: 20/06/18
Se a data da última menstruação é desconhecida
Quando a gestante não sabe o dia da última menstruação, mas sabe o período do mês em que ela ocorreu, adotam-se as seguintes datas como referência para a contagem das 40 semanas:
- Dia 5, quando a menstruação ocorreu no início do mês
- Dia 15, quando a menstruação ocorreu na metade do mês
- Dia 20, quando a menstruação ocorreu no final do mês.
Quando não se sabe nem a data nem o período da última menstruação, o obstetra poderá recorrer a um exame físico para determinar a idade gestacional do feto e, por consequência, a época provável da chegada do pequeno. No exame, o médico faz um toque vaginal, mede a altura do fundo do útero e colhe informações sobre os movimentos fetais. Com os dados em mãos, ele consegue estimar a data.
Assim que descobrir que está grávida, a mulher deve procurar um obstetra e iniciar o pré-natal. Durante as visitas regulares, o médico irá monitorar a saúde da mãe e do bebê por meio de exames clínicos, laboratoriais e ultrassonográficos. Assim, poderá prevenir e, se necessário, tratar qualquer problema que surgir.
Sinais de que o parto está próximo
O organismo da gestante dá alguns sinais quando a hora do parto está chegando. O primeiro é a “queda do ventre”, um processo que diminui um pouco o tamanho da barriga e faz a mulher se sentir mais confortável para sentar, por exemplo. Ele ocorre pois o bebê desce e sua cabeça encaixa na pelve materna.
Quando o parto se aproxima, a quantidade de movimentos fetais diminui e há a eliminação do “tampão mucoso” pela vagina, uma secreção de cor branca que lembra catarro e, às vezes, contém um pouco de sangue. Além disso, a mulher sente contrações uterinas, que no início são indolores e espaçadas. Com o tempo, vão ficando mais frequentes e intensas.
Em geral, o trabalho de parto se inicia quando começam a ocorrer três contrações por 30 minutos (uma contração a cada 10 minutos).
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Sociedade Brasileira de Pediatria (“Filhos: da gravidez aos 2 anos de idade”), Ministério da Saúde (“Assistência Pré-Natal - Manual Técnico”).
"
O desfralde requer muita paciência e cumplicidade. Explicamos o que significa e listamos 12 dicas de ouro.
Assim como a alimentação saudável, a prática de atividades físicas deve ser encorajada pelos pais e familiares mais próximos dos pequenos
Bebês podem apresentar certas anormalidades físicas quando começam a caminhar, como pernas arqueadas ou pés planos.
Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa Central de Relacionamento!