Um em cada quatro brasileiros tem hipertensão, segundo o Ministério da Saúde. Em muitos casos, o uso de medicação é recomendado como parte do tratamento, mas um estilo de vida saudável também é fundamental para manter a pressão sob controle.
A única forma de diagnosticar a pressão alta é aferir a pressão regularmente, ao menos uma vez ao ano. A aferição de pressão é recomendada em toda avaliação médica, independente da especialidade.
A pressão sanguínea é determinada pela quantidade de sangue que o coração bombeia, e pela resistência ao fluxo sanguíneo nas artérias. Quanto mais sangue o coração bombear e mais estreitas forem as artérias, maior a pressão arterial. Seu valor é considerado normal quando está entre 9/6 e 12/8. Quando fica entre 12/8 e 14/9, pode ser que a hipertensão surja no futuro, caso as medidas adequadas não forem adotadas. Elas envolvem mudanças no estilo de vida relacionadas à alimentação e à prática de atividades físicas.
Também segundo o Ministério da Saúde, uma série de fatores podem provocar a hipertensão, como as próprias características genéticas do indivíduo. O tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, colesterol alto e sedentarismo são fatores que também contribuem para esse aumento.
Importante notar que a hipertensão é uma doença crônica que não tem cura, mas pode ser controlada.
Traçar um plano realista e consultar o médico são boas práticas a adotar na hora de iniciar uma rotina de exercícios
"A água participa de praticamente todas as funções vitais do organismo
"A anemia costuma estar associada à deficiência de ferro no organismo, mas outras causas também podem provocar a condição
"Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa Central de Relacionamento!