O bebê nunca deve dormir de bruços, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria. Mas quando o pequeno estiver acordado e atento, colocá-lo nessa posição pode trazer benefícios físicos e motores. Isso poderá ser feito já no primeiro mês de vida, por períodos bem curtinhos. Mas a partir dos seis meses, quando o pequeno começar a rastejar e, no futuro, a engatinhar, ele ficará de bruços com mais frequência e por mais tempo.
Por que colocar o bebê de bruços
Colocar o bebê de bruços traz alguns benefícios para o seu desenvolvimento, entre eles:
- Ajuda a fortalecer os músculos do pescoço, peito e costas
- Ajuda a prevenir o achatamento da cabecinha do bebê. Deixar o pequeno deitado de costas por muito tempo pode deixá-la achatada
- Pode ajudar o bebê a construir a força necessária para se sentar, rolar, rastejar, engatinhar e andar
- Ajuda o bebê a explorar o ambiente sob nova perspectiva, pois de barriga para cima ele enxerga apenas o teto e um pouco do que está a sua volta. De bruços, irá levantar a cabecinha para observar de novos ângulos.
Como colocar o bebê de bruços
Coloque um cobertor no chão em uma área livre. Após uma troca de fralda ou soneca, coloque o bebê de bruços sobre o cobertor de três a cinco minutos. Tente fazer isso duas ou três vezes por dia. À medida que se acostumar com a posição, coloque-o na posição com mais frequência e por períodos mais longos de tempo.
Variar as superfícies sobre as quais o bebê ficará de bruços também é interessante, para que conheça diferentes texturas. Tapetes higienizados, o chão limpo ou até mesmo a pele do seu corpo podem dar suporte para o pequeno. Conforme ele move seu corpo, braços e pernas, o atrito o ajudará a reconhecer onde o corpinho está localizado no espaço.
Quando o bebê já tiver por volta de seis meses, providencie brinquedos apropriados para a idade e coloque à frente dele, para que tente alcançá-lo. Outra ideia é ficar na frente dele para gerar uma interação, encorajá-lo e até mesmo melhorar o vínculo afetivo.
Outras formas de evitar o achatamento da cabeça do bebê
Para evitar o achatamento da cabeça do bebê, você também pode:
- Segurá-lo na posição vertical quando não estiver dormindo.
- Limitar a quantidade de tempo que passa em assentos de carro, balanços e no bebê conforto
- Mudar a direção do corpo do bebê no berço com certa frequência.
Por que o bebê não deve dormir de bruços?
Segundo a SBP, dormir de barriga para cima reduz em até 70% os riscos de morte súbita por asfixia, o que pode ocorrer quando o bebê dorme em outras posições, como de barriga para baixo ou de lado. Isso acontece pois quando o bebê dorme de barriga para baixo, recebe menos oxigênio ou elimina do gás carbônico com menos eficiência.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Sociedade Brasileira de Pediatria (“Filhos: da gravidez aos 2 anos de idade”)
American Academy of Pediatrics (“Tummy Time Activities” e “Tummy Time”)
Mayo Clinic (“Infant and toddler health”)
Eunice Kennedy Shriver National Institute of Child Health and Human Development (“Safe to Sleep”)
Kidspot New Zealand (“Six reasons why tummy time is essential”)
O desfralde requer muita paciência e cumplicidade. Explicamos o que significa e listamos 12 dicas de ouro.
Assim como a alimentação saudável, a prática de atividades físicas deve ser encorajada pelos pais e familiares mais próximos dos pequenos
Bebês podem apresentar certas anormalidades físicas quando começam a caminhar, como pernas arqueadas ou pés planos.
Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa Central de Relacionamento!