Baba em bebês: por que ocorre e como cuidar

"5 minutos - 25 de Julho de 2018 - por Equipe Danone Baby

Babar faz parte do desenvolvimento do bebê e não deve ser sinal de preocupação na maioria dos casos. A partir dos três ou quatro meses de idade, a baba fica mais frequente e intensa, como um dos sinais dos primeiros dentinhos.

A baba é definida como a saliva que flui acidentalmente para fora da boca. A saliva é produzida nas seis glândulas salivares existentes na região, que podem produzir de dois a quatro litros por dia. Em bebês, babar pode ser um resultado de músculos subdesenvolvidos em volta da boca, muita saliva ou pouco controle da deglutição.

Além disso, o aumento do fluxo de saliva, que muitas vezes sinaliza o aparecimento de um novo dente, parece aliviar as gengivas sensíveis. Mas, ainda que a baba esteja relacionada ao desenvolvimento da dentição, os futuros dentinhos não são as únicas causas. Entre os três e seis meses de idade, o bebê começa a explorar o mundo pela degustação. Tudo o que ele encontra ao seu alcance pode ser colocado na boca.

O papel da saliva

A baba tem funções importantes para o bebê. São elas:

  • Mantém a boca do bebê hidratada
  • Ajuda o bebê a engolir
  • Protege os dentes
  • Limpa resíduos de comida da boca
  • Suaviza e umedece alimentos quando o bebê já é alimentado por sólidos, a partir dos seis meses
  • Protege contra a cárie dentária.

Fique atento

O bebê babar muito não costuma ser um problema, apesar de ser incômodo para os pais. Até os 18 meses, ele deverá babar bastante. Tenha em mente que é uma fase e a frequência irá diminuir até os dois anos. Mas, se o excesso parecer fora do comum, consulte o médico pediatra do seu filho.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

American Academy of Pediatrics (“Drooling and your baby”), Web Medical Team (“Teething: Symptoms and Remedies”)

"

Leia mais

PERGUNTAS SOBRE NOSSOS PRODUTOS?

Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa Central de Relacionamento!

x