Quando falamos sobre alimentação no envelhecimento, não estamos nos referindo apenas a idosos que já sofrem as consequências da idade. Para garantir melhor saúde e qualidade de vida, é preciso começar a se preocupar com o que se come desde bem antes da chamada terceira idade.
Após os 30 anos, pode ocorrer uma redução da massa muscular de aproximadamente 3-8% por década de vida – uma redução que fica ainda mais acentuada e evidente com o avançar da idade. O tecido ósseo também pode ficar comprometido, pois a partir da terceira e quarta décadas de vida, a perda de massa óssea se intensifica.
Investir a longo prazo em uma alimentação equilibrada e saudável contribui para que os músculos e ossos mantenham-se sadios e funcionais para garantir um bom desempenho físico e uma maior qualidade de vida, especialmente na velhice.
A dieta deve ser rica em nutrientes que favoreçam o ganho ou a manutenção de massa muscular e óssea, como proteínas de alto valor biológico, alimentos ricos em cálcio e vitamina D. Vale lembrar que a atividade física regular é fundamental e potencializa os benefícios da alimentação.
Veja algumas dicas para adotar uma alimentação que favoreça o envelhecimento saudável, de acordo com pesquisa da Universidade Harvard:
O uso de suplementos orais após a alta hospitalar traz mais praticidade e energia para o dia a dia, auxilia na cicatrização de feridas, reduz os gastos com saúde e as chances de voltar para o hospital
O consumo excessivo de sal está relacionado a doenças cardíacas, vasculares e até osteoporose
Comer menos guloseimas açucaradas é apenas o primeiro passo para reduzir o consumo de açúcar na dieta
Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa Central de Relacionamento!