A primeira semana do bebê é intensa e introduz a família a uma nova vida. Levar o recém-nascido para casa é um dos momentos mais felizes e empolgantes dessa jornada. Por outro lado, desperta inseguranças com relação aos cuidados necessários, longe das orientações da maternidade.
Vamos descobrir o que te espera? Veja as dúvidas mais comuns:
1 - Quanto o bebê irá dormir?
No começo, o recém-nascido irá dormir mais do que você imagina: cerca de 16 horas por dia. A má notícia é que seu sono será fragmentado. Ele poderá dormir durante uma ou duas horas e acordar em seguida. O bebê deverá dormir seis horas seguidas por noite apenas quando chegar aos seis meses de idade.
Para ajudá-lo a dormir melhor, você poderá:
- Quando acordar agitado, aguarde um minuto ou dois para ver se ele se acalma e volta a dormir
- Não fazer muito barulho durante as mamadas noturnas ou trocas de fralda, para que ele não fique muito desperto
- Brincar e conversar com ele durante o dia para que fique acordado por períodos mais longos. Gradualmente, irá se acostumar a dormir mais à noite.
2 - Com que frequência o bebê irá mamar?
Se o bebê mama no peito, irá mamar a cada uma ou duas horas. Para ter certeza de que está mamando o suficiente, observe se o bebê:
- Mama durante 10 ou 15 minutos em cada peito
- Molha seis ou mais fraldas por dia
- Evacua quatro ou mais vezes por dia
- Após perder um pouco de peso na primeira semana, começa a engordar na segunda semana.
3 - Com que frequência devo dar banho no bebê?
Um banho por dia é suficiente, já que boa parte da higienização é feita na troca de fraldas.
4 - Como evitar assaduras?
A chave para evitar assaduras causadas por fraldas é manter a pele do bebê o mais seca possível. Troque as fraldas com frequência, sempre que a criança urinar ou evacuar. Os recém-nascidos têm uma pele super sensível, então é preciso limpá-la completamente, mas com delicadeza. Use água morna e um pano macio ou um pouco de algodão.
5 - Como cuidar do umbigo do bebê?
O coto umbilical é o que sobra após a queda do cordão umbilical. Tem aproximadamente dois centímetros e costuma cair entre duas semanas e um mês após o nascimento. Sempre depois do banho e nas trocas de fralda, limpe a base do coto, as dobras e a área em torno do umbigo com um chumaço de algodão limpo.
O coto umbilical deve estar sempre seco para apressar sua queda e cicatrização. Não é aconselhável usar faixas ou peças de roupa que impeçam o arejamento da região. Por fim, tome cuidado na hora de trocar as fraldas e nunca cubra o local com fraldas plásticas ou calças.
6 - Como posso criar um vínculo com o meu bebê?
A criação do vínculo entre mãe e bebê é fundamental, mas nem sempre acontece imediatamente após o nascimento. Para criar essa ligação, passe bastante tempo com o bebê no colo, converse com ele, olhe nos seus olhos e sorria. Com o tempo, o recém-nascido começará a imitar suas expressões e vocês ficarão cada vez mais conectados.
7 - Como manter o meu bebê seguro?
- Sempre ponha o bebê para dormir de barriga para cima
- O local onde o recém-nascido irá dormir deve ficar livre de travesseiros e brinquedos
- Vá a todas as consultas médicas e dê todas as vacinas recomendadas
- Amamente o bebê
- Mantenha o recém-nascido confortável, com roupas que não sejam muito quentes, nem muito frias
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Web Medical Team - "8 questions about your newborn baby's first week"
O desfralde requer muita paciência e cumplicidade. Explicamos o que significa e listamos 12 dicas de ouro.
Assim como a alimentação saudável, a prática de atividades físicas deve ser encorajada pelos pais e familiares mais próximos dos pequenos
Bebês podem apresentar certas anormalidades físicas quando começam a caminhar, como pernas arqueadas ou pés planos.
Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa Central de Relacionamento!