Os cuidados com o recém-nascido

"5 minutos - 15 de Maio de 2018 - por Equipe Danone Baby

Novos bebês exigem algumas precauções. Conheça aqui as questões recorrentes que envolvem o bem-estar do pequeno

A chegada do bebê é um momento de muitas alegrias para os pais. Mas diante de tantas novidades e demandas mamadas frequentes, trocas de fraldas, cuidados de higiene, sono etc. - é comum que apareçam dúvidas. Problemas de saúde, como assaduras, também são diferentes dos que ocorrem com crianças mais velhas e adultos - e os pais podem se sentir inseguros quanto a como tratá-los. A ajuda da equipe médica, nessas horas, é fundamental, para saber as melhores formas de cuidar do bebê. A seguir, enumeramos algumas das questões mais recorrentes sobre cuidados a recém-nascidos. Confira!

Cordão umbilical
Leva cerca de uma semana para secar e cair. Mantenha o cordão umbilical limpo e seco. Se notar alguma hemorragia ou corrimento, informe ao pediatra do seu filho.

Moleira
A fontanela, como é conhecida pelos médicos, é uma região mais mole na parte superior da cabeça do recém-nascido. Você vai notá-la tocando suavemente a parte de cima da cabeça do bebê com as pontas dos dedos. Mas não precisa se assustar! A moleira existe porque o crânio da criança é mais flexível, para facilitar o parto e proteger o cérebro dela. Ela vai “fechar” entre os 9 e os 18 meses

Pele
No nascimento, a camada superior da pele do seu bebê é muito fina e facilmente danificável. A pele dos bebês prematuros é ainda mais delicada. A equipe da unidade neonatal dará conselhos sobre cuidados específicos nesse caso. Durante o primeiro mês, ou mais, para os prematuros, a pele amadurece e desenvolve sua própria barreira protetora natural. Dê banho somente com água, pelo menos durante esse primeiro mês. Evite loções, hidratantes ou produtos dermatológicos, mesmo que sejam recomendados para recém-nascidos.

Olhos
Os olhos do bebê serão examinados logo após o nascimento, como parte do exame físico chamado popularmente de “exame do olhinho”. Recém-nascidos podem ver, mas sua visão não é muito focada. Ela se desenvolve gradualmente ao longo dos primeiros meses. Por volta das duas semanas de vida, você provavelmente observará que os olhos do bebê acompanham o seu rosto ou objetos coloridos, a cerca de 20 cm de distância. Se eles não parecem estar fazendo isso, converse com o pediatra. Os olhos do seu recém-nascido também podem se afastar um do outro ocasionalmente. Isso é considerado normal nessa etapa e deve desaparecer em três meses. Converse com seu médico, se isso não ocorrer.

Marcas de nascença
As mais comuns em recém-nascidos são as pequenas marcas em forma de V rosa ou vermelhas na testa, pálpebras superiores ou pescoço. Elas gradualmente desaparecem, mas isso pode demorar alguns meses.

Marcas vermelhas e levemente elevadas também são comuns. Às vezes aparecem alguns dias após o nascimento e gradualmente aumentam. A tendência é que desapareçam com o tempo.

Manchas
Erupções cutâneas são muito comuns em recém-nascidos. Eles podem ir e vir, mas se você notar também uma mudança no comportamento, como irritação, sono ou alterações na alimentação, informe ao médico de família rapidamente.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

UK National Health System - “Getting to know your newborn”[Quebra da Disposição de Texto https://www.nhs.uk/conditions/pregnancy-and-baby/your-baby-after-birth/

Cruz, D.C.S Sumam, N.S. Spíndola, T. Revista da Escola de Enfermagem da USP - “Os cuidados imediatos prestados ao recém-nascido e a promoção do vínculo mãe-bebê” (2007) http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v41n4/20.pdf

"

Leia mais

PERGUNTAS SOBRE NOSSOS PRODUTOS?

Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa Central de Relacionamento!

x