Faltering Growth não possui uma tradução exata para o português, no passado utilizava-se o termo failure to thrive, mas pelo fato do antigo termo remeter-se a “fracasso” poderia ser compreendido de forma pejorativa e por isso, o termo Faltering Growth foi adotado. Essa expressão refere-se a um desafio do crescimento no qual ocorre o ganho de peso abaixo do esperado para a idade e sexo e está presente especialmente na infância, fase de intenso desenvolvimento e maiores necessidades nutricionais.
A ingestão alimentar inferior ao recomendado na infância pode desencadear o Faltering Growth. E através da monitorização do estado nutricional, utilizando-se as curvas de crescimento da Organização Mundial da Saúde, esse fenômeno poderá ser identificado, quando o crescimento linear estiver aquém do esperado.
Faltering Growth é mais comum durante a infância, pois é neste período que a criança tem uma taxa de crescimento programado acelerado e as necessidades nutricionais são elevadas. Ocorre quando a ingestão nutricional não atende as necessidades energéticas da criança, é uma preocupação emergente em várias classes sociais e países.
A monitorização pode ser feita através das curvas de peso, estatura e perímetro cefálico da Organização Mundial de Saúde (OMS) em percentil do Z score. Crianças saudáveis geralmente progridem ao longo de um percentil de crescimento, então quando a criança não tem aquele crescimento linear adequado para a idade e sexo, tem o Faltering Growth.
Referências:
GRETCHEN J. HOMAN, MD. Failure to Thrive: A Practical Guide. American Family Physician. Volume 94, Number 4 - August 15, 2016
Faltering growth: recognition and management of faltering growth in children. NICE 2017. Published: 27 September 2017.
CONSULTE SEMPRE O MÉDICO E/OU NUTRICIONISTA
O leite materno é o melhor alimento para os lactentes e até o 6° mês deve ser oferecido como fonte exclusiva de alimentação, podendo ser mantido até os dois anos de idade ou mais. As gestantes e as mulheres que amamentam precisam ingerir uma dieta saudável e equilibrada. O uso de mamadeiras, bicos e chupetas pode dificultar o aleitamento materno, principalmente quando se deseja manter ou retornar à amamentação. O médico pediatra e/ou nutricionista deve ser sempre consultado.
"
Escrito por Renata Pinotti CRN: 10.886 Nutricionista, Mestra em Nutrição Humana Aplicada pelo PRONUT/USP
Escrito por Renata Pinotti CRN: 10.886 Nutricionista, Mestra em Nutrição Humana Aplicada pelo PRONUT/USP
Ao ganhar independência, a criança começa a manifestar suas vontades e a hora da refeição pode virar momento de choradeira
Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa Central de Relacionamento!