Há grandes chances de você ter ouvido falar bastante sobre “saúde intestinal” nos últimos anos, e por um bom motivo! Na verdade, há trilhões de bons motivos para dar atenção ao intestino e essas razões se chamam bactérias. Elas formam uma comunidade chamada “microbiota”, que vive no trato gastrointestinal. Estudos demonstram que fatores como o tipo de parto, a dieta materna e a nutrição do bebê apresentam relação com a boa formação da microbiota intestinal* e que o cérebro e o intestino conversam entre si e trabalham em conjunto. De modo semelhante, as bactérias no microbiota conversam com o sistema imunológico para ajudar e sustentar seu desenvolvimento.
Além disso, o contato com bactérias no ambiente externo e com a natureza é fundamental para estimular o sistema imunológico. No entanto, o sistema imunológico do bebê ainda não está totalmente desenvolvido no nascimento, o que o torna vulnerável especialmente a infecções. Nos primeiros anos de vida, ele se desenvolve e amadurece naturalmente.
Referências:
*Barreto, B.A.P et al. A microbiota intestinal e sua interface com o sistema imunológico. Arq Asma Alerg Imunol. 20193(4):406-20.
Fonte: https://www.aptaclub.ie/baby/diet-and-nutrition/weaning/baby-gut-health-and-immune-system.html > acesso em Outubro de 2020
"A nutrição correta nos primeiros mil dias tem um impacto profundo na capacidade de uma criança crescer, aprender e se desenvolver da forma ideal.
Brincar com seu filho é tão importante quanto dar o peito, trocar a fralda ou dar banho
Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa Central de Relacionamento!