Se um dos principais indicadores da gravidez é a interrupção da menstruação, depois que a mãe dá à luz, o sangramento mensal, já velho conhecido das mulheres, não volta de imediato. O período do pós-parto, também chamado de puerpério, assim como toda a gestação, não possui características exatamente iguais para todas as mamães. Pode parecer óbvio, mas é sempre bom ressaltar que, assim como cada mulher, seu organismo também é único. E demora um bocado para que tudo volte “ao normal”. Isso se deve, principalmente, à ação dos hormônios.
Loquiação: o que é o sangramento pós-parto?
Após parir, ocorre no organismo da mãe um processo de cicatrização do útero caracterizado por um sangramento intenso, que não é a menstruação.
Diferentemente da menstruação, que se trata da descamação da parede do endométrio quando não há a fecundação, a loquiação vem do processo de contração do útero em decorrência do descolamento da placenta. O sangramento dura, em média, de 40 a 45 dias e seu fluxo, bem como sua coloração, tende a ser bem intenso e vermelho no início.
Mas afinal de contas, quando começará meu novo ciclo?
Depende. Um dos principais inibidores da menstruação pós-parto é a amamentação. Se o seu filho toma leite materno, os hormônios ligados ao aleitamento continuarão agindo no seu corpo e tendem a bloquear a ovulação. Logo, não ocorre a descida do sangue. Só com o maior espaçamento das mamadas e a consequente diminuição da ação hormonal é que a menstruação costuma reaparecer.
No caso de mulheres que não amamentam, crescem as chances da menstruação voltar no período de 1 a 3 meses após o parto, muito embora esse intervalo possa variar de acordo com o organismo de cada mulher.
Um alerta importante diz respeito à primeira ovulação após o parto: a liberação do óvulo acontecerá antes da primeira menstruação. Logo, não há forma de prever quando será seu período fértil novamente, por isso a importância de pedir ao obstetra indicação de método anticoncepcional após a gravidez, caso você não tenha a intenção de engravidar.
Lembrando que, logo depois que a mulher dá à luz, ela deve evitar manter relações sexuais por 40 dias, época chamada de quarentena, pois o útero ainda está em processo de recuperação e praticar sexo nesse período pode aumentar os riscos de infecção.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
“O significado da menstruação para a mulher no início do século XXI” - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, 2011.
“Contracepção no puerpério” - Departamento de Obstetrícia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
“Estado Puerperal” - Revista da Faculdade de Ciências Médicas da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Campus de Sorocaba, 2005.
"Orientações Recebidas Durante a Gestação, Parto e Pós-Parto Por um Grupo de Puérperas" - Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
"A nutrição correta nos primeiros mil dias tem um impacto profundo na capacidade de uma criança crescer, aprender e se desenvolver da forma ideal.
Brincar com seu filho é tão importante quanto dar o peito, trocar a fralda ou dar banho
Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa Central de Relacionamento!