Por mais cuidadosos que os pais sejam, assaduras em bebês são comuns e podem aparecer. A dermatite de fraldas é causada por vários fatores e é possível preveni-las e tratá-las quando evoluem.
As assaduras em bebês são irritações da pele, geralmente na área em que a fralda fica em contato. A mais comum é caracterizada por uma vermelhidão acompanhada de pequenas manchas. Mas a dermatite também pode aparecer de formas graves, como manchas persistentes na cor vermelho brilhante que se espalham para outras áreas do corpo e erupções vermelhas com escalas de amarelo.
O pediatra deve ser consultado para orientar como prevenir e tratar assaduras – principalmente quando as erupções parecem mais graves ou fora do comum.
Principais causas das assaduras em bebês
- Deixar o bebê com a fralda molhada ou suja por muito tempo. O ideal é trocar sempre que a fralda não estiver mais limpa.
- Contato e fricção entre a pele do bebê e a fralda.
- Infecção por fungos.
- Infecção bacteriana.
- Reação alérgica à fralda.
Como prevenir assaduras em bebês
O melhor tratamento para assaduras em bebês é a prevenção. Para evitá-las, troque as fraldas sempre que estiverem molhadas ou sujas, mesmo que o bebê não esteja reclamando. Quando a pele permanece úmida por muito tempo, torna-se mais suscetível a erupções cutâneas.
Limpe o bebê com um algodão úmido ou lencinhos umedecidos. Sempre que usar sabonete, enxague bem. Antes de substituir a fralda, deixe a pele do bebê respirar. Quanto mais tempo a pele fica em contato com a fralda, úmida ou não, mais irritada ela fica. Além disso, certifique-se de que a pele está limpa e completamente seca antes de colocar a fralda limpa.
Quando colocar a fralda, deixe-a um pouco folgada para a pele respirar. Aperte-a o suficiente para evitar vazamentos, mas não o bastante para o bebê ficar desconfortável e a pele mais suscetível a assaduras.
Escolher os produtos com atenção é essencial. Toalhas umedecidas e sabonetes perfumados aumentam o risco de alergia e podem irritar a pele. Escolha produtos sem álcool e sem perfume ou use apenas água. Use sabão apenas quando necessário.
Para evitar assaduras, muita gente usa pomadas ou talco antes de colocar a fralda limpa. No caso das pomadas, prefira as livres de petrolatos (vaselina). Já o talco pode ser perigoso, pois se entrar em contato com as vias respiratórias do bebê, pode causar problemas mais graves.
Práticas mais comuns no tratamento das assaduras em bebês
Se a assadura se desenvolver, o primeiro passo é deixar o bebê sem fralda pelo maior tempo possível. Coloque-o em uma superfície confortável e limpável, para caso ocorram "acidentes".
Quando a assadura está acentuada, o ideal é deixar as toalhinhas de limpeza de lado e limpar o bebê usando água morna e algodão, ou mesmo um pano macio.
Por fim, preste atenção à alimentação do bebê. Muitas vezes, quando uma dieta muito variada é introduzida, as excreções podem irritar sua pele macia. Muito suco pode aumentar a quantidade de urina produzida e o pH (acidez) das fezes pode ser o culpado pela vermelhidão. Frutas cítricas, por exemplo, podem ser as responsáveis pelo aumento da acidez.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Sociedade Brasileira de Pediatria (“Consenso de cuidado com a pele do recém-nascido”)
Ministério da Saúde (Caderneta de Saúde da Criança - Passaporte da Cidadania)
WebMD Medical Team (“Your Babie’s Diaper Rash”)
A nutrição correta nos primeiros mil dias tem um impacto profundo na capacidade de uma criança crescer, aprender e se desenvolver da forma ideal.
Brincar com seu filho é tão importante quanto dar o peito, trocar a fralda ou dar banho
Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa Central de Relacionamento!