Não importa quantos quilos a mulher ganhou ou se o parto foi normal ou cesárea: as transformações que o corpo feminino sofre durante os nove meses de gestação são viscerais.
A alteração mais visível acontece na região da barriga, que demora um bom tempo para "desinchar", com a volta dos músculos e órgãos aos devidos locais. É de pouquinho em pouquinho que o corpo da mãe vai expelindo esse inchaço por meio do suor e da urina, até que o útero volte ao seu tamanho normal.
É com o intuito de acelerar o processo de "voltar ao corpo de antes" que muitas mulheres optam pelo uso da cinta modeladora. (Foto: iStock)
O processo é resultado da ação hormonal, que tanto age para deixar os tecidos conjuntivos do abdômen mais molinhos durante a gestação como para a produção de colágeno que ajuda o corpo a retomar a elasticidade após o parto.
É com o intuito de acelerar o processo de "voltar ao corpo de antes" que muitas mulheres optam pelo uso da cinta modeladora. No entanto, não há evidências científicas que comprovem que o uso do acessório ajude o útero a involuir e, consequentemente, a desinchar a barriga da mãe. Pelo contrário. Há pesquisas que apontaram que a utilização da cinta pode causar o efeito inverso, por reduzir a dimensão das fibras.
Quando usar a cinta
Alguns especialistas sugerem o uso da cinta pós cesárea, visto que algumas mulheres podem se sentir muito incomodadas com os pontos e ter a impressão de que os órgãos da parte inferior da pélvis estão um pouco ‘soltos’. Outros não indicam porque a ação compressora do produto pode dificultar o fluxo sanguíneo e dificultar a movimentação dos órgãos.
Por isso, antes de fazer o uso da cinta modeladora, vale consultar o médico para receber orientações precisas de acordo com o tipo de organismo, desenvolvimento da gestação e processo de parto. Usar sem recomendação pode prejudicar a recuperação após o parto.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Ordem dos Enfermeiros de Lisboa - “Utilização de cinta durante o puerpério”.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - “Diástase dos retos abdominais em puérperas e sua relação com variáveis obstétricas”.
"A nutrição correta nos primeiros mil dias tem um impacto profundo na capacidade de uma criança crescer, aprender e se desenvolver da forma ideal.
Brincar com seu filho é tão importante quanto dar o peito, trocar a fralda ou dar banho
Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa Central de Relacionamento!